segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

COMO EVITAR LESÕES NO CARNAVAL

 

Alerta - Cuidado com os riscos de lesões no carnaval



Carnaval é um dos períodos do ano em que as lesões se tornam mais freqüentes é o que garante o Fisioterapeuta da Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia, Allan Delano. Segundo o Fisioterapeuta, as lesões que mais atingem os foliões se dividem em dois grupos, os das lesões traumáticas decorrentes de acidentes (quedas, trânsito e violência) e das lesões atraumáticas ou por sobrecarga que ocorrem por prática de atividade física sem o preparo adequado (distensões musculares e tendinites nos pés).

 O Fisioterapeuta esclarece que os atendimentos durante e após o carnaval geralmente estão relacionados às freqüentes torsões de tornozelo, joelho e as dores musculares e articulares relacionadas à sobrecarga física. “O carnaval é uma verdadeira maratona. Para evitar possíveis lesões, o folião deve se preparar para a festa com exercícios de alongamento, força e resistência”, ressalta Allan Delano, da Corpo em Terapia.

A sugestão de Allan para quem pretende curtir os dias de momo sem lesões ou incômodos musculares é a realização de exercícios de baixo impacto como caminhar, pedalar, nadar e freqüentar as aulas de Pilates e Hidroginástica. “Na Corpo em Terapia oferecemos para a cansativa maratona carnavalesca as aulas de Pilates, que além de melhorar a postura ajuda a fortalecer e alongar a musculatura das pernas e também as aulas de Hidroginástica que proporciona ao folião o fôlego necessário para cumprir com saúde os 4 dias de momo”, reforça o Fisioterapeuta, Allan Delano.

Já o folião que sofreu trauma no joelho ou tornozelo, é importante conversar com o seu Fisioterapeuta antes de cair na folia. “Se a articulação está dolorida, inchada ou se houver redução do movimento, o ideal é evitar a dança durante o carnaval”, salienta Allan Delano. “Para quem nunca teve lesões desse tipo, um alongamento, principalmente nos membros inferiores, leia-se coxas e pés, e moderação são medidas simples para não voltar da folia com problemas”, conclui o Fisioterapeuta.

Calçado - Outra dica importante lembrada pelo Fisioterapeuta é utilização de um calçado adequado (de preferência um tênis com amortecedor ou uma sandália baixa com solados emborrachados) e também a realização de exercícios de alongamento e aquecimento. “O salto alto aumenta os riscos de lesões nos pés e tornozelo. Além disso, a descarga excessiva de peso na região dos dedos pode provocar dores e tensões na região do pé”, lembra. Outro cuidado importante ressaltado por Allan é o solo onde o folião vai pular. “Terrenos irregulares exigem maior esforço físico e aumentam o risco de torções. O mais correto é curtir a folia nas ruas ou em salões”, adverte o Fisioterapeuta.


Serviço

Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia.

Rua Henrique Dias, nº 133

Boa Vista

Recife-PE

Fone: (081) 3423.4637



Nenhum comentário: