segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Homenageados do Carnaval Multicultural do Recife ganham exposição no Pátio de São Pedro





Artista plástico Vicente do Rego Monteiro


Compositor Getúlio Cavalcanti





Nesta próxima quarta-feira (10), a Casa do Carnaval, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, inaugura, às 19h, uma exposição audiovisual sobre os homenageados deste ano: o compositor Getúlio Cavalcanti e o artista plástico Vicente do Rego Monteiro. Na mesma ocasião, serão lançados dois produtos resultantes do Projeto de Salvaguarda do Frevo. Um CD-ROM com partituras de frevo e um livro comemorativo do centenário da Troça carnavalesca O Cachorro do Homem do Miúdo, agremiação que será homenageada pelos seus 100 anos de existência, completados em 2010.

“Vicente do Rego Monteiro traduz a alegria de viver, representando magistralmente as cores, os sons, os sabores. A vida pulsante do Recife multicultural. As composições de Getúlio Cavalcanti provocam a poesia, beleza e emoção contidas no inestimável legado de talento que tão bem traduz o carnaval da Cidade. E é isso que a mostra pretende exibir por meio de um apanhado das obras desses dois artistas que expressam em pluralidade de sentidos e formas os valores identitários, tradições e expressões da contemporaneidade de nossa gente”, descreve Carmem Lélis, gerente de Preservação do Patrimônio Cultural imaterial da Prefeitura do Recife.

O CD-ROM, que será distribuído à população de música do Recife, traz 120 partituras digitalizadas (incluindo músicas de Getúlio Cavalcanti), divididas entre frevo de rua, de bloco e canção. O acervo foi restaurado pelo técnico de conservação da Casa do Carnaval, Gustavo Paz, em parceria com o IPHAN. A ação é de fundamental importância no que se refere ao papel de valorizar, promover e difundir, de forma direta, ações que permitem a sustentabilidade e manutenção dessa manifestação popular, a qual concorre ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

 
Já o livro, escrito por Lélis e pelo antropólogo e pesquisador de cultura popular Hugo Menezes, faz um passeio pela memória do Recife, mostrando o surgimento da troça O Cachorro do Homem do Miúdo. A obra conta, em 60 páginas histórias, a fundação da troça e aborda a importância da relação desse brinquedo centenário com o Carnaval do Recife. “O lançamento de uma publicação comemorativa é mais que justo, valoriza nossas identidades, promove e protege nosso Patrimônio Artístico, atendendo ao Projeto de Salvaguarda do Frevo, como ação prioritária das políticas públicas para a cultura”, enfatiza a gerente de Preservação do Patrimônio Imaterial.

O evento contará, ainda, com as presenças do homenageado Getúlio Cavalcanti, representantes de Vicente do Rego Monteiro, do presidente da troça O homem do Cachorro do Miúdo, Carlos Orlando, e de passistas de frevo.



Serviço:

Onde: Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval
Quando: 10 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Pátio de São Pedro, Nº 52
São José
Recife-PE
Horário: 19h









Nenhum comentário: