segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vinho – como comprar, escolher e degustar

Livro proporciona ao leitor um conhecimento sobre vinhos que permitirá que ele os
compre e os deguste com muito mais conhecimento e confiança.





Escolher um bom vinho pode se tornar um tormento para quem não tem a menor experiência.Impossível não entrar em pânico diante de tantas opções.Para ajudar os amantes de vinhos não errar na hora da escolha a editora Larousse do Brasil lançou um guia prático intitulado Vinho - Como comprar, escolher e degustar.

O australiano Matt Skinner é um sommelier diferente. Com seu estilo descontraído, o autor que também é skatista e surfista, entrou para o ramo de vinhos por acaso. A paixão pela bebida começou quando era balconista de uma loja especializada em vinhos. O dono o estimulou a estudar, ele ouviu, e logo se mudou para Inglaterra onde acabou sommelier do restaurante Fifteen de Jamie Oliver. Autor do livro Sem Segredos (Larousse) e também do guia anual The Juice, Skinner garante que não precisa saber muito para beber um bom vinho, mas é preciso sair da zona de conforto e abrir a mente para experimentar coisas novas.


Em Vinho - como comprar, escolher e degustar, Skinner conduz o leitor na compra com mais acerto, seja andando nos corredores de um supermercado ou dissecando uma lista de vinhos. Explica como entender os rótulos, escolher taças, como degustar, servir, escolher o saca-rolha ideal, acertar na temperatura, distinguir o cheiro e o gosto, ensina as regras de harmonização, como, onde e por quanto tempo armazenar a bebida e ainda dá dicas de investimento e bem-estar.

 
O livro tem início com o capítulo Comprar onde Skinner esclarece as vantagens e desvantagens de fazer uma boa compra em um supermercado, loja especializada, no varejo, internet, em um leilão, restaurante ou do próprio produtor. Sobre internet, por exemplo, o autor conta que as vantagens estão nos preços competitivos, na variedade fantástica e na disponibilidade de vinhos maduros e clássicos que não estão mais na moda.

No capítulo Degustar, Skinner conta que bons vinhos raramente envolvem apenas o conteúdo da garrafa. Eles são resultado de uma experiência maior: com quem você estava quando bebeu, onde vocês estavam e o que estavam comendo. Ainda no mesmo capítulo, Skinner aconselha o leitor sobre como realmente ter uma experiência produtiva com a bebida.

Em Vinho - como comprar, escolher e degustar, Skinner fala também sobre o vinho orgânico, biodinâmico, sobre o comércio justo e solidário, vinhos de carbono neutro, consumo consciente e as propriedades medicinais da bebida.

Ricamente ilustrado, a obra proporciona ao leitor um conhecimento sobre vinhos que permitirá que ele os compre e os deguste com muito mais conhecimento e confiança.

 

Vinho - como comprar, escolher e degustar
Autor: Matt Skinner
Pág: 176
Editora: Larousse do Brasil
Preço: R$ 59,90


Tradução: Lizandra Magon de Almeida












Nenhum comentário: