segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LIXIKI DECORA CARNAVAL DOS PÓLOS DESCENTRALIZADOS






O carnaval de Pernambuco é considerado um dos melhores do Brasil pela animação e irreverência dos foliões nas ruas. No reinando de Momo, o Recife se veste de enfeites e fica mais colorido, proporcionando um clima mágico. Para crir essa atmosfera, em oito pólos descentralizados, a Prefeitura do Recife contratou a Lixiki, optando por um trabalho que unisse beleza, alegria, reutilização de materiais e inclusão social.

O resultado do trabalho poderá ser conferido a partir de quinta-feira (19), nos pólos localizados nos bairros do Ibura, Casa Amarela, Chão de Estrelas, Alto José do Pinho, Santo Amaro, Jardim São Paulo, Nova Descoberta e Várzea. Para a realização do trabalho, coordenado pela sócia da Lixiki Ana Borba e com direção de arte do artista plástico Jacaré, participam da produção dez auxiliares de cada comunidade, em oficinas promovidas pela empresa.


Para a confecção dos adornos carnavalescos, a Lixiki foram criados caboclos de lança, índios caboclinhos, bumba-meu-boi, palhaços e piratas. Na produção das peças são reutilizados também peças que já fizeram parte de cenografias anteriores, como os painéis da árvore de Natal 2008, do Sítio Trindade, hoje transformados em estandartes. Outros resíduos sólidos reutilizados foram garrafas PET, tampas de garrafa, lacres de alumínio de latas, CDs, discos de vinil, lines de adesivos, capas de discos de vinil, lonas de campanhas publicitárias, cabos de madeira de antigos banners, copos descartáveis, potes de iogurtes, caixas de tetrapack e telas de algodão de tapeçaria. O trabalho também conta com o apoio da Celulose Reciclada.