quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Demoiselle é eleita “Cerveja do Ano”


Pelo terceiro ano consecutivo, a revista Prazeres da Mesa publica seu ranking de melhores rótulos de cervejas disponíveis no mercado nacional, e pelo segundo ano consecutivo, a Cervejaria Colorado conquista o título de “Cerveja do Ano”. A porter Demoiselle levou o título de campeã deste ano e a IPA Indica ficou com o mesmo título no ano passado.



Para repetir a dose de sucesso, a Cervejaria de Ribeirão Preto competiu com 50 rótulos de peso, entre produções nacionais e internacionais de grande conhecimento entre o público cervejeiro, como Chimay, Duvel, Eisenbahn, Guiness, Stella Artois e Weihenstephaner.



Mais difícil foi conquistar o paladar exigente do júri de especialistas que participou desta seleção, formado pelos jornalistas Miguel Icassatti (revista Veja) e Roberto Fonseca (jornal O Estado de S. Paulo), do beersommelier Marcelo Moss, dos consultores Edu Passarelli e Sady Homrich, Greigor Caisley (Drake´s Bar), José Augusto Silveira Jr. (Acerva MG) e da equipe de feras da própria revista, André Clemente, César Adames e Ricardo Castilho.



Escura como a noite, a Demoiselle é uma cerveja que segue o estilo inglês porter, com o sábio diferencial da inserção do café brasileiro em sua formulação. Feita com maltes importados e os melhores grãos da região da Alta Mogiana, a cerveja apresenta um inusitado processo de maceração em água fria, preservando o sabor e o aroma do café no produto final.




O nome, Demoiselle, é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto
Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade, assim como a Demoiselle Colorado, uma cerveja elegante e simples para ser degustada com pratos defumados e acompanhar inusitadamente sobremesas de chocolate.



**Foto:Carol Novaes**