quinta-feira, 22 de julho de 2010

Hermesdance

A companhia suíça HERMESDANCE apresenta-se pela primeira vez no Brasil com duas coreografias: “Betwixt and Between - Diálogo com ‘Rooms’” e “Hic Salta!”. A temporada da companhia no Teatro de Dança termina no dia 8 de agosto.

Sob direção da coreógrafa e dançarina Karin Hermes, a HERMESDANCE tem uma vasta bagagem que inclui espetáculos realizados em Paris, Israel, Alemanha e diversas cidades da Suíça, sempre com trabalhos que giram em torno de temas que discutem a essência humana.

A música, realizada ao vivo, tem um papel vital em seus espetáculos, sempre criada em um estreito processo criativo e colaborativo com os músicos. Antes de chegar aos palcos do TD, "Betwixt and Between” teve estreia em Paris, em 3 de abril de 2008 no Centro Nacional da Dança, Pantin/Paris/França, e na Suiça, em Berna, no dia 24 de abril do mesmo ano, no Forum Zentrum Paul Klee. “Hic Salta!“ é a última produção da companhia, estreou em 06 de março de 2010, no Festival Heimspiel da Dampfzentrale em Berna/Suíça.


As coreografias

“Betwixt and Between - Diálogo com ‘Rooms’” – A partir de “Rooms”, de 1955, de Anna Sokolow, Karin Hermes criou “Betwixt and Between - Diálogo com ‘Rooms’”. O tema básico de “Rooms” é a solidão humana em uma cidade grande. Em 2008, Hermes criou a coreografia atual a partir de temas contemporâneos: um tempo de globalidade e pluralidade em que as pessoas perdem-se num jogo, tornando-se prisioneiros de suas próprias ansiedades. A partir do livro “Ich und Du“ (Eu e Você), do filósofo Martin Buber, novas perspectivas se abriram na atual coreografia, inspirando tanto a coreógrafa como os bailarinos no processo criativo. Segundo Buber, “A palavra básica eu-você só pode ser pronunciada pelo ser completo. A reunião e fusão para alcançar a totalidade não pode ocorrer nunca através de mim e não pode ocorrer nunca sem mim. Tudo que é real, é encontro.” A coreografia procura saber até que ponto a nossa solidão é consequência do desejo da busca da totalidade.


“Hic salta!” é o resultado da pesquisa sobre a luta pelo Outro. Dança, música, cenário e texto estão entrelaçados entre si. Música e texto representam um papel central na coreografia. As três composições de Daniel Glaus na “In hora mortis” e os fragmentos do texto de Elham Manea representam um papel central na coreografia. O conflito com o Outro acontece em cinco tentativas: 1. o Outro em Você; 2. o Outro em Mim; 3. o Outro em um Terceiro; 4. o Outro no Fazer e 5. o Outro no Inatingível, no Incompreensível. Estas cinco tentativas conectam-se umas às outras, não podem ser isoladas, postas em sequência linear. Karin Hermes explica a busca do Outro na coreografia: “Só podemos encontrar o Outro quando percebemos nossa própria individualidade, quando percebemos que não somos um objeto fixo, que podemos permitir complexidade, permanecer em movimento e deixar crescer uma rede, um tecido. Este complexo entrelaçamento que surge é tão invisível como o entrelaçamento das raízes sob a terra. Visíveis são somente as flores. As tulipas e as flores utilizadas no espetáculo pertencem à família dos lírios. As flores simbolizam a vida além da lógica binária, e o lírio expressa a misericórdia”.




Temporada de 1 a 8 de agosto

Horário-terça, quarta e sexta 21h, sábado às 20h, domingo às 18h


Duração:60 minutos

livre

entrada franca


ESTREIA NO BRASIL dia 1º de Agosto de 2010


Cia. Hermesdance / Berna – Suíça


Direção: Karin Hermes


Betwixt and Between


Dias 1, 3 e 4 de agosto




Hic salta!


Dias 6, 7, 8 de agosto

TD - Teatro de Dança
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo,
Edifício Itália
São Paulo, SP, Brasil - Metrô República
Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555
Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares
Ar-condicionado
Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais 
Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br

3 comentários:

Natasha Alves disse...

oii recebi um e-mail seu...adooorei seu blog e tou te seguindo..quando puder dá uma passadinha no meu tb, aproveita se quiser seguir tb, fico grata!! bjooooo!! ahh tb sou de recife!!!
http://divasatualizadas.blogspot.com

Bianca Felizarda disse...

Já estou te seguindo! Adorei o blog! Super diversificado!
Bjs!

www.coisadebianca.blogspot.com

Madame Excêntrica disse...

Meninas!!!

Amei saber que vcs estão seguindo o Madame Excêntrica e claro que vou seguir o cantinho criado por vcs!!!!

Continuem acessando sempre!!

beijos

KATIANA MIRLLA