segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vegetais refogados são ótimas opções para o inverno

Berinjela, cenoura, abóbora, mandioquinha, couve. Estes são alguns ingredientes capazes de proporcionar muito sabor e saúde aos pratos de inverno. Nesta época do ano, é comum substituir as saladas mais frias por pratos mais quentes. Para não deixar de comer legumes e hortaliças, alimentos muito importantes para a saúde, uma ótima opção são os refogados. A cenoura e a abobóra, por exemplo, são fontes de betacaroteno, um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce e aumenta a imunidade para o combate de infecções, muito comuns nesta época do ano.

Muito usado em pratos refogados, o tomate é um poderoso aliado da saúde: é rico em licopeno, substância que ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata. Contém, ainda, vitamina C, que contribui para aumentar a resistência à doenças e ajuda na cicatrização.

Para garantir um prato ainda mais saboroso e rico em proteínas, o nutricionista do Oba Hortifruti Nélio Afonso sugere a carne. “As proteínas ajudam a fortalecer a muscularura do corpo, unhas e cabelos”, explica.

Para temperar os refogados e chamar a atenção com aquele cheirinho especial, a sugestão é a cebola. Rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, o alimento é um excelente diurético, que ajuda na eliminação das substâncias tóxicas do organismo. Para acompanhar os refogados, Nélio recomenda o arroz e o feijão. Bom apetite!


Refogado de carne

Ingredientes: 1 batata cortada em pedaços pequenos
1/4 xícara (chá) de vagem em pedaços pequenos
1 colher (sopa) de água,
40g de contra-filé em pedaços pequenos
1/4 xícara (chá) de tomate picado.

Modo de preparo: coloque as batatas, as vagens e a água em uma vasilha específica para microondas, tampe e cozinhe na potência máxima por 2 minutos, até ficarem macias. Junte e carne e o tomate. Tampe novamente e cozinhe na potência máxima por 3 minutos. Mexa e deixe descansar por 3 minutos, com tampa.



Sauté de legumes com filé de frango

Ingredientes:
1 chuchu,
4 cenouras
4 batatas,
1/4 xícara (chá) de vagem
1 copo de leite
1 colher (chá) de manteiga
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 claras de ovo em neve
1 filé de frango.


Modo de preparo: cozinhe os legumes, descasque e pique-os. À parte, faça uma receita de molho branco com o leite, manteiga e amido de milho. Refogue os legumes em pouco óleo e temperos. Junte o molho branco. Coloque em um prato, com as claras em neve por cima, e leve ao forno para dourar. Grelhe o filé de frango e sirva junto com os legumes.



Bom Apetite!!!!!

Nenhum comentário: