sexta-feira, 16 de julho de 2010

NANÁ VASCONCELOS E LUI COIMBRA NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS




O percussionista Naná Vasconcelos, considerado um dos músicos brasileiros mais reconhecidos,em duo com o violoncelista carioca Lui Coimbra, se apresenta no próximo dia 23, às 21hs, no palco Instrumental, de Garanhuns, dentro da programação do 20º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Numa formação pouco comum na música instrumental, o resultado é um repertório nada convencional, cuja percussão de Naná se junta ao som erudito do violoncelo de Lui Coimbra, e ambos imprimem as tônicas da espontaneidade e da improvisação. A música afro-brasileira, os sons da Amazônia e canções regionais nordestinas fazem do show um verdadeiro sucesso.


Os músicos repetem canções que marcaram parcerias anteriores, como O Canto do Cisne Negro, de Heitor Villa-Lobos, além de músicas autorais de Naná, e composições do próprio Lui Coimbra, a exemplo de faixas de seu último CD “Ouro e Sol”. Além da interação musical, a apresentação também é marcada pela improvisação de ambos sozinhos.

Naná prepara-se para lançar seu próximo trabalho autoral “Folias e batuques”, que já está em fase de mixagem. Paralelamente a esse projeto, ele esteve envolvido em outros dois eventos grandiosos neste início de ano. O mais recente foi o projeto Língua Mãe, desdobramento internacional do ABC Musical, trabalho de inicialização musical com crianças de escolas públicas, que Naná desenvolve em parceria com o maestro Gil Jardim, desde 1984.

O Língua Mãe foi concebido para fazer parte das comemorações de 50 anos de Brasília, com espetáculo dia 20 de abril, onde Naná regeu 120 crianças de três países de mesma língua, Portugal, Angola e Brasil, acompanhados da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, regida por Gil Jardim. Em noite de casa lotada, o púbico se emocionou com a integração de 120 crianças sob a condução de Naná, uma verdadeira comunhão entre os povos de mesma língua.



Nenhum comentário: