quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dor na Coluna:80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor

É preciso ficar atento quando o assunto é dor. De acordo com o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira, especialista em Osteopatia, RPG e Acupuntura, a coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo e a mais comum entre os brasileiros, perdendo somente para a dor de cabeça. É, também, a menos tratada, apesar de ser percebida precocemente. O problema afeta 36% da população, e 68% dos atingidos buscam tratamento. O Fisioterapeuta informa que os dados são de um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz. Os pesquisadores entrevistaram 12.423 pessoas com mais de 20 anos, em todas as regiões do Brasil, em 2008.

A dor nas costas também está presente nas estatísticas da Organização Mundial da Saúde, que estima que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida. Dentre as principais causas para este anunciado episódio de lombalgia acontecer, podemos listar: tumores, cistos, lesões nos nervos, nas vértebras, nos discos, má postura, fraqueza dos músculos da região, tabagismo e obesidade.



              

Lombalgia-Maior causa de dor entre a população


A dor lombar, chamada tecnicamente de Lombalgia, pode advir de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, restrita a um local ou irradiar para outras áreas. A dor pode ser sentida no pescoço (podendo irradiar para os braços), coluna superior, ou na região lombar (podendo irradiar para as pernas).


Dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da humanidade. Nos Estados Unidos a dor na região lombar é a quinta causa mais comum de consultas médicas isso por que pelo menos 50% dos adultos que trabalham têm dor de coluna todos os anos.


Manipulação-Osteopatia trata e previne a lombalgia


A fisioterapia associada à correção de posturas inadequadas é responsável pelos melhores resultados terapêuticos, pois cuidam das causas da dor: leva ao fortalecimento da musculatura que envolve a coluna. Recomenda-se que seja feita continuamente com acompanhamento de um profissional qualificado. Empregam-se diversas técnicas durante o tratamento como o ajustamentos ósteo-articulares (Osteopatia), correção de posturas (RPG Reeducação Postural Global) e Acupuntura com o objetivo de reestruturar o corpo para que ele se movimente corretamente e de maneira mais fácil. A natação é uma prática esportiva excelente que complementa a fisioterapia.



                                       RPG- Reeducação e harmonia para o corpo


A higiene da coluna é fundamental no tratamento e na profilaxia dos problemas de coluna: a maneira correta de se sentar, a maneira correta de se pegar algo no chão ou de se carregar um peso, a maneira correta de se deitar ou de se dirigir automóvel são constituem passo importantes que leva aos bons resultados terapêuticos.




Serviço:


Gustavo Oliveira


Fisioterapia-Osteopatia-RPG-Acupuntura


Rua do Sossego, 683


Boa Vista


Recife-PE


Fone (81)3231-3756


www.gustavooliveirafisio.com.br

Nenhum comentário: