quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SEXO VERBAL


Após dois anos de pesquisa, espetáculo leva ao público textos sobre sexualidade
Num casarão, uma festa feita para o amor, para o sexo (libertário). Uma ex-prostituta é a anfitriã. Atores e público são os convidados. Esse é o ambiente do espetáculo SEXO VERBAL, do Núcleo Cênico ProjetoBaZar, que estréia dia 05 de Dezembro, às 21h, no Casarão do Belvedere.Depois do grupo encenar IRA em 2006, uma adaptação do livro Xadrez, Truco e Outras Guerras, de José Roberto Torero, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar volta-se para o universo da sexualidade humana, que muito se fala, muito se faz, muito se vende, pouco se escancara. Mesmo em nichos propriamente sexualizados como sex-shops ou casas de show, tudo é muito escondido, reservado, como numa salinha no canto da locadora de filmes do bairro.


“Vamos falar de SEXO!”
SEXO VERBAL estuda o discurso sexual, apoiando-se num saber narrativo que pressupõe palavras, imagens, rituais, fantasias, culto de todas as formas de expressão corporal.

Durante o processo de criação do espetáculo, o escritor Marcus Aurelius Pimenta realizou encontro com o Núcleo Cênico ProjetoBaZar para orientar os estudos e sugerir leituras. Os textos que, após dois anos de pesquisa, estão de alguma forma presentes na dramaturgia final do espetáculo são: Porno Pop Pocket, de Paula Taitelbaum, A Volta da Carmen Miranda, Phoder e Balé, de Marcelino Freire, Cartas ao Amor, de João Silvério Trevisan, Romântica pra cacete e Drive–in, de Tati Bernardi, Terça-feira Gorda, de Caio Fernando Abreu, Aos Pedaços, de Rodrigo Levino e O Diabo e a Terra de Santa Cruz, de Laura de Mello Souza.

Os desejos e frustrações pairam acima de todos os personagens: o pseudo modernismo de uma mulher romântica, o conservadorismo de um homossexual, a masturbação esbarrando num casamento fajuto, num velho freguês a prostituta procura seu pai. Os desejos e segredos dos personagens são divididos em conversa direta com o público espalhado pela casa, ou ao pé do ouvido de um ou outro espectador, ou em um pensamento que escapa da mente do personagem, ou aos gritos, como num quadro de Munch.


Núcleo Cênico ProjetoBaZar
O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa inicial era sobre o livro de José Roberto Torero Xadrez, Truco e outras Guerras, que aborda o pecado da ira e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Em 2006, após cinco anos de pesquisa, adaptação, ensaios abertos, o espetáculo IRA estreou, cumprindo temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Em 2007 retornou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa.


SERVIÇO
De 5 a 13 de Dezembro de 2008
Sextas e Sábados, às 21 horas
Local - Casarão do Belvedere - Rua Pedroso, 267 - Bela Vista (próximo ao metrô São Joaquim)
Informações - (11) 3266-5272
Ingressos - 20 reais (10 reais meia entrada)
Lotação - 50 lugares
Duração - 60 minutos
Recomendação - 18 anos