quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Bartender forma sétima turma em Paulista

O Projeto Bartender, programa de capacitação profissional destinado a jovens adultos de 18 a 24 anos economicamente desfavorecidos para atuarem em bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas, comemora a formatura da sua sétima turma no município de Paulista. O evento acontece hoje no bar RIVA.


Na ocasião, 60 jovens receberão o certificado profissional do SENAC, instituição parceira do Projeto – uma iniciativa da DIAGEO, líder mundial de bebidas alcoólicas premium e dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff.


Em Pernambuco, o curso acontece no Senac de Paulista porque é o município que apresenta o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região. O índice de empregabilidade de Paulista é de cerca de 70%, com chances de elevar este patamar após a formatura. Só no estado de Pernambuco mais de 500 alunos foram capacitados desde 2002.

A capacitação profissional traz melhorias na qualidade de atendimento ao mercado em geral, reduz a alta rotatividade de profissionais deste setor e possibilita que estabelecimentos participem de uma ação socialmente responsável.

“Ao investir na capacitação de jovens e incentivar a qualificação profissional desse público, o Projeto Bartender atende a uma demanda crescente do mercado”, afirma Alexandre Rodrigues, Assessor de Relações Corporativas da DIAGEO. “A grade curricular é elaborada não apenas para formar profissionais, mas para garantir uma formação cidadã, ciente dos seus direitos e deveres”, complementa, referindo-se a inclusão social que o programa proporciona aos jovens.


O consumo responsável de álcool é preocupação constante da DIAGEO durante a aplicação do curso, sendo um dos principais temas desenvolvidos durante o programa. “Além de garantir a esses jovens a oportunidade do primeiro emprego, o Projeto garante uma formação que inclui o manejo responsável de bebidas alcoólicas e a propagação deste conceito nos locais onde trabalharem, além do desenvolvimento pessoal e cidadão dos jovens”, afirma Rodrigues.


A oitava turma do Projeto Bartender em Paulista tem início em março de 2009. Para se candidatar basta ter entre 18 a 24 anos, 2o. grau concluído ou a concluir em 2009, renda familiar de dois salários mínimos e demonstrar interesse pela área de bares, restaurantes e hotelaria. As inscrições já podem ser efetuadas no SENAC de Paulista, localizado na Av. Vice-Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30 – Jardim Paulista Baixo.