terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prefeitura anuncia programação de Natal e Réveillon


Em coletiva para imprensa, hoje (25) pela manhã, o prefeito João Paulo apresentou a programação de final de ano da cidade. O anúncio dos festejos natalinos 2008 foi feito ao lado dos homenageados a cirandeira, Lia de Itamaracá, o Balé Popular do Recife (representado por André Madureira) e a brincante Cristina Andrade. Serão 24 dias de programação, reunindo todas as grandes manifestações culturais do ciclo natalino expressadas pelas vozes rurais e urbanas de Pernambuco.


A programação oficial começa no próximo dia 14 de dezembro na Praça do Marco Zero com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife. A apresentação fará homenagem ao Mestre Salustiano, falecido este ano, com execução de músicas dos maestros Levino Ferreira e Guedes Peixoto e solo de rabeca. Além disso, a orquestra executará músicas natalinas com participação especial de um coral de 150 vozes formado por crianças de quatro escolas particulares do Recife. O tema dos festejos permanece o mesmo, Natal de Vozes e Luzes, dando enfoque a todas as manifestações do ciclo natalino que envolvam o “canto cantado” ou “falado” como corais, cantos líricos, pastoris, folguedos nordestinos, poetas e cantadores, além das luzes natalinas.

Natal - Na véspera de Natal, a festa começa às 20h, no Marco Zero, com o Baile do Menino Deus. Em seguida a musicista Aglaia Costa sobe ao palco para apresentar um Concerto para Rabeca mesclando harmoniosamente o instrumento, conhecido no meio popular, com instrumentos eruditos. Às 23h30 quem sobe ao palco é Maciel Salu seguido, após a meia-noite, pela cantora Renata Rosa. No dia de Natal, vai ter pastoril e show com a homenageada, Lia de Itamaracá.


Réveillon – Na avenida Boa Viagem, a partir das 20h, a bateria da escola de samba Gigante do Samba faz um arrastão do Castelinho ao Acaiaca onde estará montado o palco para receber as atrações da noite. Às 21h, A Mesa de Samba Autoral levanta a poeira com Monica Feijó, seguida da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que se apresentam na seqüência até a contagem regressiva. Depois da meia-noite, Claudionor Germano e a Orquestra Popular do Recife fazem o primeiro show da noite. O auge da programação acontece com o show da banda Cordel do Fogo Encantado. Depois, fechando a programação da manhã do dia 1, às 3h15, tem Maestro Duda e Orquestra. Nos intervalos, entre um show e outro, quem comanda o som é a DJ Lala K.

No Marco Zero, a noite será aberta às 22h pela banda Guardaloop e, na sequência, tem Profiterolis. À meia-noite tem a tradicional queima de fogos. Logo depois Ortinho comanda o palco, seguido da Banda Mundo Livre. Às 2h15, o Marco Zero recebe o projeto Admiral Recife, um grande encontro da cena Mangue com direção musical de Siba. Entre os shows, black music de Bezerra da Silva a James Brown, com o DJ Bahiano.

Programação descentralizada - As festividades se estendem também para os mercados públicos com apresentações de pastoris, recitais e corais natalinos. Às vésperas do Natal, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, nos mercados da Boa Vista, São José, Pina, Água Fria e Madalena, freqüentadores e turistas poderão apreciar as riquezas das tradições do nosso natal sempre às 10h.