segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Núcleo Social Nassau recebe premiação da Casa da Criança

Incentivar o crescimento pessoal e profissional de jovens da comunidade de Tejucupapo e adjacências. Com esta proposta o Núcleo Social Nassau (NSN) – projeto de responsabilidade social do Cimento Nassau – tem transformado a vida de centenas de garotas e garotas através da arte. E como reconhecimento do trabalho, o NSN recebe, na próxima terça-feira (01.09), o Prêmio Brasil Social 2009 – concedido pelo projeto Casa da Criança, através da Revista Brasil Social. O evento acontece no auditório JCPM Trade Center, a partir das 19h30.



O NSN será condecorado na categoria “Desenvolvimento de Jovens Talentos”. De acordo com a presidente do núcleo, Neide Marques, um dos critérios usados pela comissão julgadora do prêmio foram os resultados concretos obtidos pelo projeto. “Foi atestado através de pesquisa da comissão julgadora, que o trabalho desenvolvido com os jovens da comunidade resultou na melhora dos indicadores sociais como educação e também na geração de renda”, destaca.



A presidente explica que a proposta do NSN é sociabilizar os jovens da comunidade através da arte, respeitando as potencialidades de cada aluno. “Não trabalhamos com a massificação do projeto social. Acreditamos que as ações desenvolvidas pelo núcleo preparam os garotos e garotas para as exigências da vida fora da comunidade”, completa.



Esta é a primeira edição do Prêmio Brasil Social, que tem por objetivo criar uma rede de reconhecimento e fortalecimento das organizações sociais para atingir resultados ainda mais significativos em suas ações. “Este prêmio é resultado da união de forças de competência e da necessidade de construção de um país mais justo, com menos desigualdades”, diz a presidente e fundadora do Projeto Casa da Criança, a arquiteta Patrícia Chalaça. O designer pernambucano Beto Kelner abraçou a causa e foi o criador e executor das peças exclusivas que serão entregues aos ganhadores.



Os outros ganhadores do prêmio são: Projeto Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque – Associação Beneficente Criança Cidadã (Resgate da Cidadania em Áreas de Risco); Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral – NACPC (Inclusão Social do Portador de Necessidade Especial); Agência Mandalla (Desenvolvimento Econômico Sustentável); Fundação Pedro Paes Mendonça (Equidade); Associação Ária Social Espaço de Dança e Arte (Arte e Cultura); Instituto SOS Mão Criança (Missão Humanitária) e o Dr. Sebastião Barreto Campello, presidente fundador do Movimento Pró-Criança (Cidadão de Destaque).



Núcleo Social Nassau - O projeto, patrocinado pelo Cimento Nassau, nasceu na vizinha Ilha de Itapessoca - onde a empresa possui uma de suas fábricas. No espaço, 260 jovens entre 12 e 24 anos são assistidos em ações promotoras do desenvolvimento sustentáve. Abaixo de 16 anos, os alunos participam de atividades preparatórias nas oficinas de arte-educação. Os jovens que atuam na produção de esculturas em papel reciclado estão na faixa de 16 a 24 anos. São oferecidas também oficinas de pintura, dança, música, teatro, esportes, formação cidadã, reforço escolar e informática.



Revista Brasil Social – a Revista Brasil Social foi criada em 2005 pela organização sem fins lucrativos Projeto Casa da Criança com o objetivo de evidenciar as ações sociais desta OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e de outras organizações do terceiro setor.



Casa da Criança – o projeto desenvolve ações que vão desde reformas e construções de espaços de atendimento a crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos até iniciativas de interesse nacional para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Está presente em mais de 18 cidades brasileiras e nas ações que coordena já foram investidos cerca de R$ 39 milhões, de patrocinadores e colaboradores privados, nas obras de humanização, sob o comando dos arquitetos Patrícia Chalaça e Marcelo Souza leão.

Nenhum comentário: