quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Turismo de saúde no alvo do Recife Convention & Visitors Bureau



Em 2007, segundo dados da Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR), desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, um total de 3.643.038 turistas. Deste total, 6,11% dos visitantes escolheram a capital pernambucana como destino motivados pelo turismo de saúde. Em 2008, dados da EMPETUR revelam que este número subiu para 7,89% do total de turistas, cerca de 298 mil visitantes. De olho nessa demanda, o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) em parceria com a EMPETUR e a Câmera de Comércio Pernambucana (AMCHAM - PE) planejam a realização de ações que possam fomentar o turismo de saúde em Recife, consolidando a capital pernambucana como destino nacional e internacionalmente reconhecido no segmento.



Para os próximos meses, da união entre a EMPETUR e as entidades privadas, estão programadas participações em feiras e congressos nacionais e internacionais e elaboração de guia com indicação de espaços e serviços que atendam ao turista de saúde. “A EMPETUR e a AMCHAM ficarão responsáveis pela promoção institucional do destino Pernambuco e o Recife CVB irá elaborar um guia com as empresas que compõem o polo de saúde no Estado”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB. “O início das ações acontecerá em outubro, durante o World Medical Tourism Congress, em Los Angeles (EUA), onde lançaremos o 1º Guia de Turismo de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida de Pernambuco, que será distribuído às agências de turismo nacionais e internacionais. Acreditamos que esse é o primeiro passo para solidificar a imagem do Recife como destino de saúde no Brasil e exterior”, complementa Meira Lins.



Pólo Médico - Considerado como o 2º maior pólo médico do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para os turistas de saúde nacionais e internacionais. “Ao aliar turismo aos tratamentos médicos, muitos visitantes estrangeiros optam pelo Brasil na hora de decidir por um destino de saúde, o que explica-se pelo fato do país apresentar diversidade turística e excelência em tratamentos médicos. Somando a esses dois fatores a possibilidade de custos mais acessíveis, se comparados aos altos valores praticados em outras nações, às vezes é mais vantagens realizar uma viagem internacional a ter que realizar um tratamento médico em seu próprio país”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB. “É nesse contexto que Recife se destaca no cenário brasileiro, já que oferece atrativos como sol, mar, cultura, gastronomia e excelente infraestrutura médica”, complementa.



Hoje, além de receber turistas de outros países, Recife é o principal destino para turismo de saúde no Nordeste. “É fácil explicar a vocação da cidade para esse segmento turístico”, garante Tatiana Menezes. “Além de contarmos com profissionais especializados e uma excelente rede de hospitais, clínicas, spas e outros equipamentos, a capital pernambucana possui localização estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda desses visitantes para cá. Ao optar pelo Recife, esse turista tem a sua disposição a possibilidade de desfrutar dos roteiros e opções que a cidade oferece e ainda visitar destinos próximos como Porto de Galinhas, Carneiros e Fernando de Noronha”, finaliza.

Nenhum comentário: