quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA AUXILIA NA SAÚDE DA MULHER

Fisioterapeuta Tarcina Rocha







A Fisioterapia em Uroginecologia é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais (incontinências urinária e anal, prolapsos de órgãos pélvicos, constipação intestinal, dispareunia, vaginismo, anismo, disfunções sexuais, etc), por meio de reeducação da musculatura do assoalho pélvico e acessória. É apontada como primeira opção no tratamento destas disfunções, visando evitar ou retardar o processo cirúrgico.



Segundo a fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, com a evolução nas diversas áreas da saúde, novas formas de promover a saúde e o bem-estar das pessoas estão surgindo com mais eficiência. “A fisioterapia atua na saúde da mulher tratando patologias uroginecológicas e ainda trabalha com a gestante na preparação para o parto e pós-parto”, comenta.



Podem ser submetidas à Fisioterapia Uroginecológica mulheres que apresentam incontinência urinária de qualquer natureza (esforço, urgência, mista, etc), sem restrição de idade. No tratamento fisioterapêutico, são utilizados diversos recursos como a cinesioterapia (exercícios de Kegel), eletroestimulação, exercícios proprioceptivos, biofeedback, treinamento vesical, orientações gerais prescritas após minuciosa avaliação e reavaliação constante.



Um profissional especialista na área, com conhecimento teórico e prático das principais moléstias relacionadas à saúde da mulher, tem condições de promover esses tratamentos, atuando juntamente com uma equipe multidisciplinar. No Espaço Equilíbrio, a fisioterapeuta Liliane Soares Figueiredo, especialista em Fisioterapia Uroginecológica, acrescenta ainda que os distúrbios uroginecológicos afetam diretamente o lado psicológico e social de seus portadores. “A maioria das pessoas com incontinência urinária/anal, como um exemplo, tem o lado psicológico e social abalado, pois, deixa de freqüentar reuniões familiares, igreja, deixa de sair de casa etc, por vergonha daqueles que estão a sua volta. Conseqüentemente a isso, vem a depressão. A fisioterapia além de trabalhar as alterações físicas, tem também como objetivo melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.”, destaca.





Espaço Equilíbrio

Endereço: Rua Tomáz Gonzaga, 802, sala 1106 - Lourdes

Informações: (31) 3275-1230 //
espaco.equilibrio@hotmail.com

3 comentários:

Gláucia Pires disse...

Gostaria de saber como é feita a fisioterapia anal? Que tipo de exercícios são passados, se é algum tipo de eletrodo, enfim, todas as informações necessária.

Cristina disse...

Gostaria de saber sobre fisioterapia anal para continência anal, pois o mais comum é o contrário. Na minha cidade não tem profissional especializado, e portanto, queria saber se há algo que eu possa fazer em casa, já que meu problema não é consistência das fezes, e sim, hipertensão e hipersensibilidade anal. Obrigada.

Milena M. disse...

Olá, moro em Recife, procuro um lugar que trate de fisio uroginecológica além da clinica continence, pois só tem vaga em agosto, tenho 29 anos, tive CA e fiz radioterapia pélvica, preciso d ajuda. Alguma ajuda aqui em recife?