quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pedras traduzidas em paças únicas

Antonio Bernardo lança no Recife a coleção Garimpo, baseada na coleção de pedras do designer



Recife será o palco do lançamento nacional da nova coleção do designer de jóias Antonio Bernardo, intitulada Garimpo. A exposição apresentará modelos criados a partir de pedras pesquisadas pelo designer mundo afora. Nesta quarta, dia 5 de agosto, a partir das 17 horas, o designer fará a primeira apresentação ao público das suas novas peças, durante coquetel promovido pela unidade AB no Recife.




Para a empresária Ana Cecília Santos Leal, que comanda a loja em Boa Viagem, o fato de receber um lançamento nacional do designer é um reconhecimento do bom trabalho realizado pela filial pernambucana. “Nesses últimos três anos estamos fazendo um trabalho bem intensivo, o que se traduziu em um aumento da nossa participação em termos nacionais”, avalia.




Um garimpo de formas e cores


A busca do inusitado é para o designer Antonio Bernardo o segredo da série de exposições “Garimpo”. Em sua terceira edição ele apresenta cerca de 30 peças, pedras únicas que foram garimpadas em viagens e feiras ao redor do mundo. Colecionadas pelo designer, agora são transformadas em anéis, pingentes, brincos e um colar.




“As pedras fazem parte do dia a dia do meu trabalho, mas quando me deparo com algo muito especial, diferente, seja pelo formato da pedra ou pelo desenho que se forma em seu interior, imediatamente quero guardá-la. Nunca mais a natureza fará outra igual. É o prazer do colecionador!”, explica Antonio Bernardo.




Assim como em 2001 e 2004, as peças da expo “Garimpo” 2009 recebem pouca interferência do designer, em geral apenas a moldura em ouro e sempre com o objetivo de valorizar o fenômeno natural que se eternizou naquela pedra. Também serão apresentadas jóias em prata “simplesmente porque o tom das pedras combina mais com este metal”, ressalva Antonio.




É o caso dos brincos “Lunar”, em dois tamanhos, cuja parte da moldura redonda ganhou movimento ao envolver as calcedônias Cabochon. Antonio Bernardo procura manter o tamanho original das pedras e por isso as peças são, na maioria, grandes. O interior do pingente “Cristalização”, em quartzo, mostra uma inclusão de forma piramidal que foi seguida pelo designer na moldura dando continuidade ao que a natureza começou. Já os nove pares de brincos menores de jaspe apresentam variados desenhos formados pela pedra e dialogam entre seus pares e fechos, como o par que recebe uma ágata drusa.




As peças únicas de “Garimpo” parecem contar um pouco da história da formação da Terra, desvendando em pequenos detalhes alguns dos
mistérios mais instigantes da natureza.










. ANTONIO BERNARDO
Rua Solidônio Leite, 26 -
Boa Viagem
Recife - PE
Fone: (81) 3326 9738
www.antoniobernardo.com