sexta-feira, 11 de março de 2011

Tensão pré-menstrual ainda gera dúvida


Sintomas -30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da TPM todos os meses


A tensão pré-menstrual, ou simplesmente TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual e pode ser classificada como leve, onde há sensibilidade emocional, como choro, irritabilidade ou vontade de consumir doces, até severa, quando a tensão interfere significativamente na vida da mulher e a impede de realizar atividades rotineiras. Cerca de 30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da TPM todos os meses.Número bem considerado.


A ginecologista Dra. Rosa Maria Neme, doutora em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, clínica de São Paulo especializada no tratamento da doença, explica que a TPM está relacionada à queda abrupta dos níveis hormonais, que serão responsáveis pela menstruação. “Pesquisas indicam que existe uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, como a serotonina, que explicam os sintomas e sua severidade em, aproximadamente, 8% das mulheres”.



Para quem sofre de cólica no período menstrual a doutora dá um alerta. “Este sintoma pode estar relacionado a outros problemas, como endometriose, por exemplo, mas não representa uma alteração típica acionada pela TPM”.




Sintomas

Os sintomas comportamentais e físicos da TPM variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são a irritabilidade, alteração de humor, depressão, ansiedade, dores nas mamas, aumento do apetite (principalmente relacionado ao consumo de doces), dores de cabeça e inchaço no corpo. Outras mudanças, tais como: distúrbios do sono, cansaço, dif iculdade de concentração, dores musculares e ganho de peso podem estar presentes.


Prevenção

Para controlar a TPM, a especialista diz que o ideal é manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos aeróbicos regulares. Outro ponto que deve ser considerado importante é a alimentação. Sintomas da TPM que ocorrem cerca de 10 dias antes da menstruação, podem ser causados por baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo. Assim alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, sorvete (em versões desnatadas e menos gordurosas). Peixes, salmão e vegetais verdes.


Outros alimentos como banana, batata, lentilha, carnes, grãos integrais, vegetais verdes, abacaxi, manga e milho são ótimas fontes de vitamina B6. Alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem também auxilia r na diminuição dos níveis de estrógeno nesta fase do ciclo menstrual, melhorando os sintomas da TPM.


Alimentos com efeito diurético ricos em ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de prímula e o ginko biloba, chá verde, frutas com efeito diurético como melancia, melão e alcachofra podem auxiliar a combater o inchaço nesta fase. Já o chá preto, o café e o chocolate devem ser evitados neste período são super estimulantes.

Tratamento

Atualmente, a utilização de métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como o Sistema intra-uterino medicado com progesterona e o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração que apresentam o hormônio progesterona com efeito diurético, têm sido consideradas as novas armas no combate ao problema. “Tratamentos com vitaminas, fitoterápicos até medicações mais potentes, como antidepressivos, também fazem parte das indicações médicas. Isto dependerá da gravidade dos sintomas. A psicoterapia também pode ajudar bastante, deste que seja prescrita pelo médico. Atualmente, um novo contraceptivo que apresenta estrogênio natural (valerato de estradiol) ao invés do sintético (etinil estradiol) também pode ser uma arma importante no combate a TPM”, finaliza Dra. Rosa.








2 comentários:

Coisas da Gigi disse...

Olá Kat, Adorei seu comentário lá no Coisas da Gigi e vim aqui restribuir a visita, mas quando vi seus posts ah querida, agora estarei sempre aqui. Muito legais mesmo. E esse da TPM fala não, eu tenho uma que dura uns 15 dias em média e já tentei de tudo, já não sei mais o que faço.
P.S: Seu espaço já está lá nos links dos Coisas viu?
Bjs

Madame Excêntrica disse...

Oi querida,

Tinha que me expressar fiquei imagiando sua dor quanto mão e da Gigi em perder sua lancheira linda.
Esqueci de comentar que quando recebi o meu mimo da Avon tratei logo de repassar para minha sobrinha Petra.E ela igual a Gigi,també,leva a lancheira da Princesa para escola

Tb vou ser suigora do seu cantinho

Beijosss