quinta-feira, 10 de março de 2011

Bursite: A doença pode afetar ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril






Após um dia intenso de trabalho é comum a desagradável sensação de dores em algumas partes do corpo como nos ombros, nas costas, nos braços, nos dedos e quadril. Os problemas de saúde gerados pelo excesso trabalho receberam um nome para identificá-los: Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT), que são causados pelo atrito dos músculos, pelo excesso de força ou pela falta de oxigênio capaz de chegar até eles.


As consequencias disso tudo é aparecimento da Bursite que é um processo inflamatório da bolsa serosa chamada bursa, que se encontra em diversas articulações do corpo. As lesões inflamatórias e degenerativas geram dores de várias intensidades que tendem a limitar os movimentos. Para ser ter uma ideia quando a inflamação acomete o ombro o simples ato de erguer o braço, afastá-lo do corpo ou vestir uma roupa podem apresentar uma dificuldade terrível para quem sofre com a bursite. Comprometendo a qualidade de vida.

Engana-se quem pensa que apenas os movimentos repetitivos podem provocar o aparecimento da bursite. Existem outras causas que contribuem para o desenvolvimento do quadro inflamatório: traumatismos, infecções, lesões originadas por esforço, uso excessivo das articulações, artrites ou ainda um distúrbio metabólico como a hiperuricemia, que provoca o depósito de cristais de ácido úrico na articulação afetada.


A doença afeta de 2% a 18% da população adulta e uma das formas de evitar o aparecimento dessas inflamações envolvendo músculos, ossos, articulações, ligamentos e tendões é evitar sobrecargas nas articulações e a Fisioterapia Preventiva. ”Infelizmente a população não tem a cultura da prevenção e a procura por tratamento é feita quando a dor está em um estágio bastante avançado. O paciente muitas vezes ignora os alertas que o corpo emite” diz o fisioterapeuta Gustavo Oliveira especialista em Osteopatia, Acupuntura e RPG



Durante tratamento são indispensáveis as sessões de fisioterapia, que têm como objetivo a restauração da função articular e o fortalecimento dos músculos para recuperar a capacidade de movimentação dos ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril. ”Depois de manobras musculoesqueléticas especificas o fisioterapeuta pode avaliar a localização da inflamação. E com isso iniciar o tratamento com sessões de Terapias Manuais como a Osteopatia, a Acupuntura e a RPG (Reeducação Postural Global) sempre com a finalidade de aliviar o processo inflamatório e consequentemente as dores” reforça o fisioterapeuta Gustavo Oliveira. Vale lembrar que a bursite produz dor tanto com o paciente parado quanto em movimento.



A Acupuntura tem se mostrado preciosa tanto no alívio das dores quanto na prevenção de novas crises. Os resultados dependem de fatores como o tempo de duração, da extensão da inflamação e dos danos causados.

A Reeducação Postural Global (RPG) realiza manobras especiais que levem em consideração o cotidiano de cada indivíduo. Para dessa forma promover uma alinhamento no corpo.

A Osteopatia por meio de manobras especifica promove o alinhamento do corpo mobilizando articulações. Corrigir a postura ajuda a circulação sanguínea livremente de modo a evitar o surgimento das inflamações.



Prevenção da Bursite


* Fortalecer a musculatura ao redor da articulação com sessões de Fisioterapia
* Fazer paradas freqüentes ao realizar atividades repetitivas
* Praticar boa postura corporal ao realizar atividades diárias
* Realizar aquecimento e alongamento antes de atividades físicas






Serviço:



Gustavo Oliveira


Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura


Rua do Sossego, 683


Boa Vista


Recife-PE


Fones: (81) 3231-3756

http://www.gustavooliveirafisio.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

nooossa não sabia nda sobre esta doença, muito boa as dicas.

Madame Excêntrica disse...

Pois é Anita infelizmente a bursite faz parte das doenças do tempo moderno.Passamos horas dedicadas ao trabalho e muitas nem percebemos os nossos movimentos.Por isso acredito muito na questão da prevençãos sempre e alongar o corpo todos os dias.

Continue sempre acessando o Madame todos os dias temos posts bem legais.

beijos

Katiana Mirlla