sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Livro:Quitandas de Minas



Livro traz receitas da culinária mineira e desvenda os encantos das quitandas de Minas Gerais

O escritor Guimarães Rosa certa vez disse que: "Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais". Para demonstrar um pouco da faceta prendada do Estado, a jornalista Rosaly Senra lança pela Autêntica Editora o livro “Quitandas de Minas - Receitas de Família e Histórias”O evento será no dia 25 de Outubro (sábado), a partir das 10h no Espaço Cultural Terraço Leitura com entrada franca.



Assim como as muitas Minas ficaram imortalizadas pelo escritor Guimarães o Estado, também é conhecida pela hospitalidade de seus habitantes. “Não é de hoje que Minas Gerais, principalmente seu interior, é conhecida por sua tradição, fortemente relacionada às conversas ao lado do fogão a lenha, embaladas por uma boa comida do saboroso cardápio tipicamente mineiro”, conta Rosaly.




Com o objetivo de apresentar e ensinar passo-a-passo os segredos culinários das Gerais foi que Rosely organizou o livro “Quitandas de Minas”. São diversas receitas de dar água na boca, como bolos, biscoitos, roscas, doces e licores do cardápio mineiro.



Sem deixar de fora o famoso pão de queijo, Rosaly ensina ainda como fazer aquele irresistível biscoito de coco, aquela rosca de leite condensado que ninguém dispensa e o típico bolo de fubá. Além disso, há outras receitas como o biscoito de polvilho, o quebra-quebra, o rocambole, o biscoito de nata e até de pé-de-moleque.


E, para simplificar ainda mais a vida de quem vai se aventurar no fogão, Rosaly dá importantes dicas referentes ao quadro de medidas, tipos de fermento, pontos de calda, temperatura do forno, além de outras curiosidades.

Sobre o autor

Rosaly Senra é jornalista e escritora. Já publicou, entre outros livros, “Histórias da Rádio Congonhas”, “Em busca de Cerejas: nas trilhas de Santiago de Compostela” e “O Aleijadinho e a Cidade dos Profetas”.




Serviço:


Lançamento do livro: “Quitandas de Minas - Receitas de Família e Histórias” de Rosaly Senra
Data: 25 de outubro (sábado) /
Horário: 10h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura
Leitura Pátio Megastore
Av. do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi- Belo Horizonte ­- MG
Entrada Franca