quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Festival de Pesticos



O Festival Bar e Bar tem início hoje (29) e se estende até 05 de dezembro. Na mesa, além da bebida gelada, um petisco diferente daqueles que já figuram nos cardápios. O desafio proposto aos 30 bares participantes do Recife, Olinda, Jaboatão de Guararapes e Porto de Galinhas é criar um novo tira-gosto ao preço único de R$ 14,90. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Pernambuco (Abrasel-PE) e está na sua segunda edição.


Assim como ocorreu na primeira edição, será distribuído o Guia dos Bares. Nele, o cliente vai identificar todos os bares participantes e montar seu próprio roteiro. E em cada Guia constará o chamado Passaporte Bar em Bar. A idéia é que a cada bar visitado – e a cada tira-gosto degustado – o cliente tenha seu Passaporte carimbado. A cada três petiscos pedidos, o visitante é premiado com um Kit Pitú.


O Festival será lançado nacionalmente. A intenção é reunir mais de 10 mil pessoas no dia da abertura, mostrando as qualidades da gastronomia dos bares brasileiros, única no mundo, tão presente nos tira-gostos acompanhados por uma boa bebida.


Para os bares pernambucanos, a expectativa é de um incremento nas vendas da ordem de 10%, como afirma o presidente da Abrasel-PE, Mário Jorge Carvalheira. "É uma forma de tirar um pouco do impacto da Lei Seca", acredita. Além disso, o presidente destaca o fato dos petiscos serem ofertados por um preço único, o que deve estimular o consumo dos clientes. O diretor-executivo da Abrasel-PE, Valter Jarocki, complementa, observando que com os festivais promovidos pela entidade, os bares e restaurantes do Estado têm conseguido divulgar seus cardápios e fortalecer suas marcas.



Responsabilidade social – Além de estimular o encontro com os amigos, com uma cerveja gelada e muito tira-gosto, o Festival cuida em manter a harmonia dos bares com a sociedade. É a campanha Porções de Harmonia, um dos sucessos da primeira edição. Neste ano, serão sete bolachas de chope que trazem temas como o risco da combinação entre álcool e direção e a qualidade que os bares devem oferecer aos clientes. Com ilustrações e frases criativas, as bolachas podem ser colecionadas pelos fregueses.




Como afirma Valter Jarocki, o Festival Bar em Bar tem um importante papel no fortalecimento de questões sociais. "É a divulgação da instituição bar como algo sadio, algo que contribui para o convívio das pessoas", destaca. O diretor-executivo ressalta que a campanha do Festival enfatiza temas como a responsabilidade social, a segurança, a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.



No Recife, o Festival Bar em Bar tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Estado – através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Secretaria de Turismo–, Prefeitura da Cidade do Recife e Pitu. O apoio é do Recife Visistors & Convention Bureau e Summerville.








Serviço:


II Festival Bar em Bar


Quando? De 29 de outubro a 5 de dezembro.
Onde? Nos 30 bares participantes.


www.barembar.com.br