segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Voltas às aulas com lancheiras saudáveis

É bom prestar mais atenção no que vai na lacheira do seu filho
A obesidade infantil está se apresentando como uma epidemia global. Segundo pesquisa divulgada em dezembro pelas equipes do doutor David Ludwig, do Hospital Infantil de Boston, e de Jay Olshansky, da Universidade de Illinois, Chicago, o número de crianças obesas deve aumentar drasticamente nos próximos anos se não forem tomadas medidas para minimizar essa tendência.Com o final das férias escolares vem à tona a preocupação dos pais de como preparar a lancheira das crianças de forma prática, saudável e convencê-los a deixar de lado as calóricas guloseimas das cantinas escolares.


Como a maioria dos pais trabalha fora ou têm pouco tempo para preparar um cardápio mais elaborado, empresas de alimentação disponibilizam em seu portfólio uma diversidade de produtos para atrair a garotada o ano todo, com um detalhe muito importante: todos os alimentos são naturais, sem conservantes ou qualquer outro componente químico.Segundo o nutricionista do Armazém Brazileiro, Rafael Cacavallo, o ideal é que o cardápio diário da lancheira seja recheada de alimentos dos grupos Construtores, Energéticos e Reguladores. A combinação de todos garante calorias suficientes para dar mais energia à criançada sem roubar o lugar da refeição.

No grupo dos Construtores, o queijo é uma boa opção. “Os pães de queijo, biscoito de queijo e cracker de queijo além do benefício de serem assados, são ricos em cálcio e proteínas, fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil”, afirma o nutricionista.Os mini-bolos nos sabores cenoura com chocolate e chocolate são classificados como Energéticos, já que possuem o carboidrato como principal fonte de nutriente. Os de banana e maçã além de energéticos são classificados como Regulador, pois sua composição possui carboidrato combinado com fibras, vitaminas e minerais, encontrados nas frutas. Os alimentos energéticos são responsáveis por fornecer glicose, a principal fonte de energia para o bom desempenho físico e cerebral e os reguladores fornecem componentes responsáveis por regular todo o organismo.Rafael alerta também sobre o consumo de alimentos em excesso e a importância da hidratação do corpo. “Evite os excessos e varie o cardápio, procurando sempre alimentos naturais sem conservantes e excesso de gorduras. Além disso, crianças com idade escolar costumam ser ativas e perdem líquido com facilidade. Por isso, é importante cuidar para que elas também bebam água no período que estiverem na escola”, diz.


Além de conter todos os componentes necessários para a alimentação saudável, os produtos do Armazém Brazileiro podem ser adquiridos congelados, um conforto ainda maior para os pais que querem a garantia de um alimento fresco, saudável e saboroso na lancheira de seus filhos.

Nenhum comentário: