terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Contos sobre a vida no interior


Cenas da vida rural pernambucana são abordadas no livro “Interioranos”, que o advogado e escritor Clávio Valença lança quinta-feira (16), às 18h30, no Museu do Estado. A obra reúne uma coletânea de 13 contos, repleto de situações dramáticas, cômicas e trágicas, embora nascidas de personagens de extrema simplicidade – os moradores do interior. A apresentação e o prefácio ficam por conta dos escritores Raimundo Carrero e Nelson Saldanha, respectivamente.

O escritor e jornalista Garibaldi Otávio, responsável pela “orelha” da publicação, comenta que o autor, dotado de estilo limpo e direto, reúne retratos de seres humanos que constroem de forma sincera aquele mundo extremamente simples que se enraíza nas pequenas comunidades do universo rural brasileiro. Mais claramente em São bento do Una, pedaço do agreste pernambucano que viu Clávio nascer. “Ele nos reconcilia com os sonhos que nos chegam com a arte e me relembra como é de fato notável a sua capacidade de nos emocionar”.

Nelson Saldanha (prefácio) vai mais além e analisa seu estilo. “Os contos de Clávio Valença revelam desde logo uma perceptível unidade, que é dos conteúdos e também do estilo, ou da linguagem. Sua prosa é fácil e fluente, sua narrativa, espontânea e sem maiores complicações. Verossímil, embora não banal, descritiva, mas não isenta de psicologia”


Ilustrações - o livro traz na capa uma xilogravura de Jota Borges. No decorrer dos contos, o leitor se depara com ilustrações desenvolvidas exclusivamente para a obra por grandes artistas locais: Delano, Cavani Rosas, Sérgio Lemos, Eliane Rodrigues, Tereza Costa Rêgo, Cezar Maia, Abelardo da Hora, José Cláudio, Gil Vicente, Marcos Cordeiro, Margot Monteiro, Roberto Botelho e Francisco Valença Vaz. A impressão sai pela Comunigraf Editora.



SERVIÇO:


Lançamento do livro “Interioranos”, de Clávio Valença


Quando:quinta-feira, às 18h30


Onde: Museu do Estado de Pernambuco

Av. Rui Barbosa, 960

Graças

Recife-Pe





Nenhum comentário: