sexta-feira, 30 de novembro de 2007

1° DE DEZEMBRO DIA MUNDIA DE COMBATE A AIDS

SÍMBOLO DA AIDS
Esse é o tipo de assunto que não gosto muito de tratar, mas como na vida nem todas as notícias são flores temos que abordar.E para esse assunto não adianta querer fechar os por que ele está bem perto de nós.Amanhã é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids a decisão de escolher o 1º de dezembro como sendo esse dia foi da Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para alerta sobre as estatísticas de pessoas infectadas pelo vírus, mobilizar a população na luta contra a doença e acima de tudo despertar para a solidariedade, a tolerância, o não preconceito e acima de tudo a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.


Nunca é demais repetir que a AIDS é uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.È uma doença grave, que apesar de todo avanço da medicina ainda não tem cura. Por isso a prevenção é a melhor atitude para evitar uma contaminação então sexo só com camisinha.E vamos acabar com essa hipocrisia de achar que a AIDS é uma doença restrita ao universo dos homossexuais, travestis ou GLS muito mulheres casadas estão sendo vítimas da doença.Por isso e por muito mais que eu digo:Menos preconceito e mais atitude.


Transmissão:

- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;

- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;

- transfusão de sangue contaminado;

- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;

- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).


Bem informado-A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Nenhum comentário: