segunda-feira, 26 de novembro de 2007

HÁBITOS SAUDÁVEIS

foto meramente ilustrativa
qualidade de vida passa pelo equilíbrio


A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano. O importante é que a pessoa não só tenha saúde física mas também esteja bem com ela mesma e com as pessoas que a cerca, adquirindo assim o equilíbrio. Esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre tudo aquilo que acontece à volta do indivíduo como, por exemplo, sobre os relacionamentos sociais.


A médica, Soraya Hissa de Carvalho, afirma que para garantir a qualidade de vida é necessário ter hábitos saudáveis, cuidar do corpo, da mente, reservar um tempo para o lazer, e manter uma alimentação saudável. Com essas atidudes a pessoa tem mais chance de manter o bom humor para lidar com situações de estresse, definir objetivos importantes e tomar as rédeas da própria vida. Vale ressaltar ainda que a qualidade de vida está diretamente ligada à percepção do indivíduo, tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.


O bem-estar geral envolve fatores relacionados com a saúde, tais como, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, mas também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida. Segundo Soraya Hissa, muitos aspectos influem na qualidade de vida e podem estar ligados aos aspectos biológicos (nutricionais, metabólicos, energéticos), psicológicos (subjetivos de cada um ou ligados as vivências, convivências, experiências) e sociais (ligados ao tempo, ao lugar e sua cultura). A qualidade de vida se liga às escolhas que são feitas na construção do agora (presente) e do amanhã (futuro).


“A qualidade de vida nada mais é que a forma como as pessoas se situam em diversos contextos e situações do dia-a-dia”, explica Soraya Hissa. Aquelas que conseguem domar seu instintos, relacionar bem com os outros e manter hábitos moderados de vida, obviamente tendem a viver melhor, com mais saúde física e mental e felizes. “Vale a pena ressaltar que para conseguir esse estágio de equíbrio não basta sonhar.


A prática deve ser diária e feita com muito bom humor. O resultado em qualidade de vida é garantido”, completa Soraya. (Fonte: www.abqv.org.br, www.rh.com.br e www.invivo.fiocruz.br

Nenhum comentário: