quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O CINEMA CONTRA O ESPETÁCULO


SERÁ O TEMA DA PRÓXIMA PALESTRA DO ‘ESTAÇÃO PÁTIO SAVASSI’


Falar de cinema é um assunto, que sempre rende muitas horas de um bom papo. Com essa proposta o Estação Pátio Savassi promove, no próximo dia 24 de novembro, palestra com o tema ‘O cinema contra o espetáculo’. O evento acontece no anfiteatro do Pátio Savassi a partir das 11h com entrada franca.

Para debater esse tema foi convidada em Comunicação Social Roberta Veiga, que pretende mostrar em sua palestra como o homem comum é representado pela mídia em vários estereótipos. Segundo a professora, a vida íntima ganha a cena pública nos reality shows e na internet, e o cotidiano mais banal se torna imagem para as câmaras de vigilância. “Assistimos à sofisticação da Sociedade do Espetáculo, na qual, como diria Guy Debord, todas as relações são mediadas pela imagem e o aparecer vale mais do que o ser. Nossa aposta é que o cinema ainda resiste a essas formas de espetacularização, e até as fratura, quando se coloca a serviço de uma pedagogia do olhar, ou seja, ao criar no espectador um estranhamento em relação às imagens que o cercam” comenta Roberta.


Ainda segundo a professora, filmes como Show de Truman, de Peter Weir e Rua de mão dupla, de Cao Guimarães, Cada um a sua maneira, confirmam essa aposta.


Serviço:


Agenda: “ESTAÇÃO PÁTIO SAVASSI”
Data: 24 de novembro
Horário: 11h
Local: Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi - Entrada Franca
INFORMAÇÕES: (31) 3263.8500

Nenhum comentário: