sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes



Ter atenção com a saúde é de fundamental importância para aqueles que desejam ter mais qualidade de vida.O corpo dá sinais quando não está nada bem,mas antes que isso acontece a prevenção é a atitude mais assertiva.Afinal previnir é bem melhor que remediar.

Um estudo divulgado pela Oorganização Mundial da Saúde (OMS) revela que o mundo já vive uma epidemia de diabetes, pois, em 1985, a doença atingiu aproximadamente 30 milhões de pessoas. O número aumentou para 135 milhões em 1995 e para 177 milhões em 2000.A OMS estima que a prevalência da diabetes deva alcançar 333 milhões de pessoas em 2025. Ainda de acordo com a OMS, há uma importante diferença entre o aumento da prevalência da diabetes em países desenvolvidos em comparação com os países em desenvolvimento. As estimativas para 2030 são as de que a maioria das pessoas com diabetes nos países desenvolvidos vai ter 65 anos ou mais.

Diantes desses dados o dia 14 de novembro ficou marcado como o Dia Mundial do Diabetes com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença,pois a quando não controlada pode apresenta diversas complicaçõese e levar a morte.
 
Por isso, vem sendo desenvolvida nos últimos sete anos uma campanha global de conscientização, anualmente, para propagar a importância dos cuidados para não aumentar os quadros da doença naquelas pessoas que já a portam e conscientizar sobre os cuidados preventivos, numa ação estratégica compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) se destaca entre as entidades que se mobiliza de forma muito ativa nos últimos anos para contornar o problema.
 
Dando continuidade à campanha do Dia da Diabetes, a empresa de produtos funcionais Prolev do Brasil e a Loja Viver Bem desenvolvem uma séria de atividades, esta semana. Este sábado (20), elas desenvolvem trabalho de orientação e prevenção em dois pontos de grande circulação de público: na Avenida Boa Viagem e no Parque da Jaqueira. Durante todo o dia, quem circular por essas duas áreas terá a pressão aferida, realizará testes de glicemia e será informado sobre cuidados e sobre produtos funcionais da PROLEV relacionados à dieta especial para portadores de diabetes.

Na segunda (22), participam da Simpat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Grupo Jornal do Commercio, que tem como tema “Segurança do trabalho é saber viver”. Nesta edição, o projeto terá durante toda semana palestras de orientação e informação sobre a importância da atividade física, sustentabilidade e cuidados da alimentação. E, na programação do Simpat, a empresa de alimentos funcionais realizará degustação e sorteio de brindes da marca.

A Prolev e a Viver Bem ainda marcam essa campanha em prol das comemorações do Dia da Diabetes, na próxima quarta (dia 25), no Cassi – Banco do Brasil. No local, farão durante todo o dia ação informativa e preventiva, com aferição de pressão, testes de glicemia, informação e sorteio de brindes Prolev

 

Nenhum comentário: