quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Arquitetura inspira a gastronomia no Recife Sabor & Arte


Villa -Camurim da Hora - Papilote de camurim ao creme de açafrão




A arquitetura recifense serviu de mote para a edição 2009 do festival Recife Sabor & Arte, promovido pela seccional Pernambuco (Abrasel-PE).Com o tema “Gastronomia e Arquitetura” o festival envolve 41 restaurantes e é acontece até o dia 30 de setembro.



Cada chef se inspirou nos prédios, edifícios, parques, pontes, igrejas e sobrados locais para criar um prato principal e uma sobremesa. “Esse link que estamos criando entre arquitetura e gastronomia certamente vai nos proporcionar um festival muito criativo, com pratos cheios de plasticidade, tendo em vista as formas arquitetônicas”, destaca o presidente da entidade, Mário Jorge Carvalheira. A expectativa é que durante o festival, os restaurantes participantes tenham um acréscimo de 15% nas vendas.



Além das novidades nos cardápios dos restaurantes, o Recife Sabor & Arte promete a tradicional Corrida dos Garçons e a Arena Gastronômica, além, é claro, do livro que reúne as receitas do festival. A primeira já se tornou uma divertida brincadeira durante o evento, quando garçons, maitres, cozinheiros e barmen participam de uma grande confraternização. Já a Arena Gastronômica acontecerá em três restaurantes distintos para convidados do evento.








Jalan Jalan - Brasília Teimosa- Tilápia grelhada ao molho de maçã com curry



O livro, neste ano, será apresentado ao público na festa de lançamento do festival. Intitulada Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Arquitetura, a obra tem imagens do fotógrafo Eudes Santana e projeto gráfico de Francisco Júnior, e promete um delicioso passeio gastronômico e arquitetônico pela cidade. O livro traz as fotos dos pratos entre ângulos de diversos espaços do Recife. “Em algumas fotos, você pode até não reconhecer aquele local, porque é uma visão bem pessoal daquele espaço. Adotei uma linguagem mais poética, que mostra aspectos dos ambientes”, observa.




Para o público, a Abrasel-PE preparou uma série de promoções para movimentar ainda mais os clientes. Quem pedir um prato em um dos restaurantes participantes concorre a um sorteio de 25 livros. Os clientes que pagarem com Hipercard recebem um cupom para criar uma frase sobre a gastronomia de Pernambuco. A melhor frase levará o autor e um acompanhante a Brasília, para conhecer a gastronomia e a arquitetura da capital do País.




E na cidade onde a gastronomia e o turismo andam de mãos dadas, o festival Recife Sabor & Arte tem consolidado seu espaço no calendário turístico. Para o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, o evento fortalece essa relação. “A gastronomia é cultura. E consideramos que o diferencial de Pernambuco em relação a outros destinos turísticos é a força da nossa cultura, que do litoral ao sertão, possui uma diversidade impressionante, que se traduz em música, dança, artesanato e comidas”, destaca.



O secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, aponta que “o Recife Sabor & Arte, com a assinatura da Abrasel, já se consagra no cenário local como um dos principais festivais gastronômicos. Saber que um importante evento como este homenageia a arquitetura da cidade é uma alegria para nós”.




O festival tem o patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede Globo, Atelier Namorado, Ecolab, Hipercard e Pitu. O apoio é da Miolo, Nobel e Sadia.




SERVIÇO:

Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Arquitetura

Quando: de 15 a 30 de setembro

Onde: nos 41 restaurantes participantes




Um comentário:

Unknown disse...

Brasil realiza maior feira musical da América Latina

Feira Música Brasil 2009 é organizada pelas principais entidades brasileiras
do ramo musical junto com a Funarte/MinC

Em dezembro, Recife será a capital da música brasileira. Entre os dias 9 e 13, na capital pernambucana, artistas e empresários do ramo terão suas atenções voltadas para a segunda edição da Feira Música Brasil.

A Feira Música Brasil 2009 terá como tema “Música Tocando Negócios”, com o objetivo de atender tanto os artistas quanto os empresários do setor. Profissionais do segmento terão a chance de participar de rodadas de negócios, painéis de debate, estandes de exposição e grandes shows.

“A música brasileira tem papel fundamental na economia do país. Mas até hoje não foi criada uma forma de medir a sua importância. Dados não oficiais conferem ao setor 6% do PIB nacional. Nada mais natural, então, que, na Feira, onde estarão reunidos artistas e empresários, possamos dar o pontapé inicial para que as atividades relacionadas à música no Brasil finalmente sejam regulamentadas”, explica o Diretor Executivo da Feira Música Brasil 2009, Carlos Tabakof, experiente executivo e empresário que acaba de retornar ao Brasil, depois de mais de uma década de atuação no mercado dos Estados Unidos nas principais gravadoras, companhias de mídia e empresariamento artístico.

Além de artistas consagrados, que farão shows durante os cinco dias do evento, músicos que ainda buscam se firmar nesse concorrido mercado terão a chance de mostrar seus trabalhos. Para tanto, devem fazer o download do Edital no site www.feiramusicabrasil.com.br e se inscrever até o dia 8 de outubro de 2009.

Entre os inscritos, serão selecionados 24 artistas nacionais para a realização de shows no evento. “Trata-se de uma grande oportunidade para essas bandas, não somente por terem a chance de tocar para milhares pessoas, mas também porque estarão em contato direto com empresários musicais, com possibilidade de conseguir o tão sonhado contrato”, diz Tabakof.

Para Cacá Machado, diretor do Centro de Música da Funarte, a realização da Feira Música Brasil 2009 acontece num momento extremamente importante para o meio musical brasileiro. “A Feira Música Brasil 2009 não só irá alavancar o mercado como negócio, mas também fará com que o Governo e as principais instituições ligadas à música no país olhem para o mesmo horizonte”.

A Feira Música Brasil 2009 é organizada pela Funarte/MinC em parceria com um Conselho formado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira dos Empresários Artísticos (Abeart), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira dos Editores de Música (ABEM), Associação Brasileira de Editoras Reunidas (ABER), Associação Brasileira das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e o Fórum Nacional da Música (FNM).

André Azenha
andre@bluecomunicacao.com
Telefone: 55 11 2532-8194