sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fascite Plantar - Dor no Calcanhar

Os pés estão sujeito a vários impactos diariamente. Eles são responsáveis por suportar e distribuir todo o peso do corpo. Além, é claro, de promover a locomoção. Estas funções implicam o apoio do pé no solo através da planta do pé e consequentemente o equilíbrio. Porém, o mau alinhamento dos ossos afetará os músculos, ligamentos e tendões e pode criar uma variedade de dores




É comum a procura pelos serviços de fisioterapia por pacientes com dor na região do calcanhar e sola do pé. A dor pode ter várias causas, mas sem dúvidas a mais frequente é a Fascite Plantar, que é a inflamação da fascia plantar. “A Fáscia plantar é o principal ligamento que percorre a planta e segura o arco do pé, como uma fita larga tensionada do calcanhar até os dedos” explica o Fisioterapeuta Osteopata Gustavo Oliveira.


Vários fatores podem ocasionar a dor plantar calcânea entre as causas estão à lesão aguda por um trauma, o impacto repetitivo no esporte ou no trabalho, a atrofia e a diminuição da espessura da gordura plantar, infecções bacterianas e compressões de nervos ao nível do pé e tornozelo. A dor plantar também está relacionada com sobrepeso e obesidade, principalmente se este ganho de peso ocorreu rapidamente. “É sobre o calcâneo que o peso do corpo exerce maior pressão, respondendo pelo impacto contínuo tornando-o uma região suscetível a diferentes tipos de lesões e traumas” diz o fisioterapeuta.




A doença é causada por inflamação na fascia e não pela calcificação óssea mais conhecida como esporão de calcâneo. É importante fazermos a distinção entre fascite plantar e o esporão de calcâneo. O esporão faz parte do quadro de Fascite Plantar e é um crescimento ósseo que ocorre no osso calcâneo e localiza-se adjacente à fascia plantar. A presença ou ausência, bem como o tamanho do esporão plantar do calcâneo não é a causa da dor. Apenas 50% das pessoas com fascite têm esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão. Já a inflamação da fascia plantar provoca dores crônicas. “No consultório a queixa mais comum, entre os pacientes, é a dor no calcanhar, principalmente, ao levantar-se no período da manhã e que melhora após algum tempo. Mas a dor pode ser tão intensa a tal ponto que o paciente tem que andar muitas vezes na ponta do pé” relata Gustavo Oliveira.


Quando a fascite plantar não é diagnosticada e tratada de forma correta, torna-se crônica, podendo levar ao desenvolvimento de lesões no pé, joelho, quadril e problemas de coluna, devido à má postura ascendente. A recuperação é lenta e exige do paciente disciplina durante todo o tratamento, pois o índice de recorrência é alto.

Por meio das terapias manuais como a Osteopatia, a RPG (Reeducação Global Postural) e a Acupuntura o fisioterapeuta elabora um plano de sessões com a finalidade de tratar as causas, suas consequencias e minimizar o quadro crônico das dores.

Através da Reeducação Postural Global (RPG) o fisioterapeuta inclui no tratamento alongamento do tendão de Aquiles, alongamento da fascia plantar e uso de palmilha de silicone para calcanhar. A realização deste tratamento trás benefício para 90 a 95% dos pacientes. O tratamento aliado ao uso da Acupuntura

Nas dores, a Acupuntura apresenta efeito analgésico, relaxante muscular e anti-inflamatório. Geralmente, há indicação de cinco a 10 sessões de 30 minutos cada, mas vai depender da gravidade da lesão e da natureza da doença

Na Osteopatia por meio de manobras de massagem, alongamento, mobilização e manipulação das articulações podem-se restaurar o funcionamento normal, favorecer o alinhamento. Com o corpo em equilíbrio é possível o paciente ter mais qualidade de vida durante as atividades do cotidiano.



Serviço:



Gustavo Oliveira

Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura


Rua do Sossego, 683


Boa Vista


Recife-PE


Fones: (81) 3231-3756 /(81)8881-9201



http://www.gustavooliveirafisio.com.br/







Nenhum comentário: