segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cervicobraquialgia - A Dor na Coluna Cervical

 Cervicobraquialgia- inflamação que acomete a coluna cervical que provoca dores no pescoço quem podem ser irradiada para os membros superiores como os braços, antebraços e mãos.




Durante todo o dia o corpo realiza inúmeros movimentos de flexão e extensão para proporcionar a mobilidade necessária para que o indivíduo possa movimentar o tronco, direcionar a cabeça e os membros superiores. Devido a essa mobilidade a coluna cervical sofre pelos esforços a que a submetida. Quando recebe carga excessiva ou prolongada é, quase, que inevitável o surgimento de dores, fadiga muscular e nos caso mais graves a atrofia do músculo. Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca).

A inflamação que acomete a coluna cervical é chamada de cervicobraquialgia que provoca dores no pescoço quem podem ser irradiada para os membros superiores como os braços, antebraços e mãos. Outros sintomas são: fraqueza, flacidez, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho, dificuldade de segurar objetos, de escrever e de realizar tarefas gerais com as mãos.

Dores de cabeça na parte posterior e dores irradiadas nas costas. “Normalmente as dores irradiam apenas para um membro, a não ser que haja uma compressão muito grande tipo uma hérnia de disco em um grau acentuado poderá causar irradiações nos dois membros” explica o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

De acordo com o Gustavo Oliveira a dor é o sinal de alarme de que algum dano ou lesão está ocorrendo no corpo. “Dependendo do seu grau a dor pode tornar a vida limitante deixando o indivíduo impossibilitado de realizar tarefas diarias.É preciso detectar as suas causas para poder tratar de forma correta suas consequências” diz Gustavo Oliveira.


O diagnóstico da cervicobraquialgia é feito por meio de uma avaliação clínica, com um raio-x ou uma ressonância magnética. O tratamento segue com repouso, antiinflamatórios e fisioterapia com o intuito de reduzir a dor e a inflamação nervosa. Entre as Terapias Manuais utilizadas para tratar a cervicobraquialgia está a Osteopatia é um tratamento manual, que visa aliviar sintomas de dor, eliminando a causa e evitando que o quadro evolua. “O terapeuta baseia-se na anatomia, fisiologia e biomecânica articular, e utiliza as mãos para diagnosticar e tratar diminuições de mobilidade, bloqueios de movimento e tensões músculo-articulares” explica o fisioterapeuta Gustavo Oliveira especialista em Osteopatia.


Osteopatia- Trata acima de tudo as causas das dores




A Osteopatia tem como foco a globalidade por não tratar apenas o sintoma e sim a causa. Reabilitar o indivíduo de forma global, educar e orientar o paciente, combater o processo inflamatório, combater a dor, restabelecer o funcionamento normal e principalmente melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Após os sintomas das irradiações desaparecerem as sessões de fisioterapia aliada aos exercícios de alongamentos são de suma importância. Vale lembrar que nesses casos não se adianta tratar onde dói e sim saber de onde está vindo a dor e tratá-la” alerta o fisioterapeuta.

Já a Reeducação Postural Global RPG) libera as fibras musculares que estão acometidas para que as articulações voltem a sua normalidade cessando a compressão nos nervos e consequentemente o processo inflamatório, a parestesia, o formigamento e a dormência.

Com a Acupuntura o tratamento é feito através de inserção de agulhas introduzidas nos pontos os quais estão localizados nos canais energéticos também chamados meridianos. A técnica visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para uma melhor qualidade de vida e retorno às atividades diárias.



Dicas para prevenir a Cervicobraquialgia

 
- Mantenha uma posição ereta da cabeça durante o trabalho em frente ao computador;

- Mantenha os ombros relaxados durante o trabalho no computador ou em tarefas que exijam que os braços não estejam apoiados;

- Evite carregar peso

- Procure dormir em colchão e travesseiro adequados ao seu tamanho e peso.

- Sessões de Fisioterapia Preventiva



Serviço:


Gustavo Oliveira

Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura

Rua do Sossego, 683

Boa Vista

Recife-PE

Fones: (81) 3231-3756/ 8881-9201



http://www.gustavooliveirafisio.com.br/




Nenhum comentário: