sábado, 15 de janeiro de 2011

XIII CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SAÚDE MAMÁRIA

Com o slogan “A Prevenção é o Segredo. Fique de Olho!”, a Sociedade Brasileira de Mastologia, com o apoio local da Associação Pernambucana dos Amigos do Peito – APEAPE realiza a XIII Campanha de Prevenção de Saúde Mamária. Até o dia 9 de fevereiro, 30 outbus circulam pelos principais corredores da Região Metropolitana do Recife para conscientizar à população sobre a necessidade de prevenir a doença.

A iniciativa, cuja garota propaganda a atriz global Heloísa Perissé, reforça que quando detectada no estágio inicial, a enfermidade tem cura e o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. A mulher deve fazer a sua parte, proteger-se e cuidar da sua saúde mamária durante toda a vida.

 
“Ao primeiro sinal de incômodo ou caroço, deve-se procurar um mastologista imediatamente. A idade e hereditariedade são fatores de risco, pois se a paciente tiver familiares próximos, como mãe, irmãs ou tias, portadoras de câncer, deve fazer a mamografia antes dos 30 anos”, explica o presidente da APEAPE e mastologista Antônio Figueira Filho.


Segundo o médico, o ultrassom mamário é aconselhável para todas as mulheres, a partir dos 25 anos e, após os 40, a mamografia deve ser feita regularmente. Além disso, o autoexame deve ser feito todo mês, pois é uma forma eficaz de descobrir a doença ainda no início. O toque de mama é recomendado no quinto dia da menstruação e, em mulheres que não têm útero, indica-se o dia do aniversário de cada mês como lembrete.



A incidência do câncer de mama tem aumentado e, hoje, é uma das principais causas de óbito feminino. Estatísticas provam que uma em cada 14 mulheres que nascem terá câncer no decorrer da vida. O quadro tende a se agravar quando se sabe que as campanhas voltadas para o assunto são escassas e tímidas perante a gravidade do problema. Outro empecilho é que a maioria das mulheres só procura o médico quando o tumor já está em fase avançada.



2 comentários:

Carolina disse...

Super iniciativa de colocar sobre essa campanha no blog! Parabéns!
Passa lá no meu cantinho pra gente trocar feminices!
Bjo...
Carol
(http://coisinhascarolina.blogspot.com)

Madame Excêntrica disse...

Carolina,

Super importante mesmo.Prevenção nunda é demais.Precisamos sempre alerta do quanto é importante darmos atenção a nossa saúde.

Obrigada por vistar o Madame Excêntrica e pode deixar que passo sim no seu blog!!!

beijosssssss :^^^^