segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Livro:“Dieta dos países magros”



Uma alimentação inspirada não apenas na comida, mas também nos costumes dos países considerados os mais saudáveis do mundo. Esta é a proposta de “Dieta dos países magros”, de Harley Pasternak e Laura Moser, lançado pela Lua de Papel – uma das editoras da LeYa Brasil. Mais que um programa alimentar para perder peso, o livro oferece uma verdadeira viagem pela culinária e cultura de diferentes povos em busca de saúde e qualidade de vida.

Para eleger os dez países mais sadios do planeta o autor cruzou índices e estatísticas diversas, como a porcentagem de pessoas com sobrepeso ou obesa numa população e, sobretudo, a expectativa de vida. Formulou então a lista dos países magros do título: Japão, Cingapura, China, Suécia, França, Itália, Espanha, Coreia do Sul, Israel e Grécia.

Harley Pasternak utilizou muito da experiência pessoal para elaborar sua dieta: desde a vivência em sua cidade natal, Toronto – cuja diversidade étnica o influenciou –, até a formação acadêmica, que envolveu estudos sobre nutrição e dinâmica dos movimentos. Responsável pela preparação física de artistas como Lady Gaga, Megan, Hilary Duff, Fox Robert Downey Jr., Brendan Fraser, Robert Pattinson, Miley Cyrus, John Mayer e Kanye West, Pasternack acompanhou vários desses astros em locações e turnês internacionais, adaptando seu método aos recursos disponíveis e absorvendo os aspectos mais positivos do estilo de vida e cultura locais.

Fugindo das fórmulas que elegem uma alimentação única e restrita para assegurar a boa forma, Harley analisou diferentes possibilidades de vida saudável em todo o mundo. Sua abordagem ampla vai além do prato, investigando o modo como a comida é feita, servida e “queimada” em atividades físicas. Assim, “A dieta dos países magros” leva o leitor da Grécia a Israel, da Espanha a Cingapura, apresentando os principais ingredientes dessas cozinhas: se assam, fritam ou salteiam as carnes; quanto tempo dedicam às refeições como combinam os alimentos.

Depois desse giro, o autor explica os fundamentos de seu programa, baseado em cinco fatores e também em cinco refeições diárias – número cientificamente comprovado como o ideal para a manutenção de um metabolismo equilibrado. Oferece ainda receitas agrupadas pelos países de origem e sugestões de cardápios semanais. “A dieta dos países magros” aposta na diversidade de alimentos e ingredientes, uma premissa perfeitamente viável em um mundo globalizado onde o intercâmbio entre diferentes tradições culinárias já existe de fato.


Preço: R$ 34,90

Nenhum comentário: