quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paço Alfândega sedia exposição em homenagem ao povo judeu



Hoje ( 27)é o Dia Mundial da Lembrança do Holocausto, celebração instituída pelas Nações Unidas para que o mundo nunca esqueça o absurdo causado pela intolerância disseminada pelo nazismo. E para marcar a data, fazendo ainda uma homenagem aos judeus que encontraram no Recife um porto seguro para seguir suas vidas, o Paço Alfândega inaugura a exposição “Das Aldeias Europeias à Vida Urbana do Recife”.

A exposição será inaugurada com uma sequencia de atos simbólicos como o acendimento de seis velas por alunos do Colégio Israelita Moisés Schvartz em homenagem aos seis milhões de judeus mortos no Holocausto, um recital de música judaica com a cantora lírica Geny Katz e encerraremos a cerimônia de abertura com um com um “LECHAIM”, que é o brinde judaico à vida.


A exibição apresenta as peças originais e também uma série de paineis com textos históricos que dialogam com depoimentos dos imigrantes e fotografias antigas. “Com o foco no conceito de ‘expografia’, que valoriza a história através do olhar, a exposição foi concebida para contar, a partir de uma estética museológica, levando ao público conhecimentos gerais e específicos sobre as duas grandes guerras do século XX, que impulsionaram as migrações”, diz a curadora.


 
MIGRAÇÃO - A mostra traz o relato da vinda daqueles que formaram a atual comunidade judaica pernambucana a partir de fotos, cartas, diários, depoimentos e documentos raros restaurados pela Laborate/Fundaj, da Fundação Joaquim Nabuco, colhidos pelo AHJPE em várias partes do mundo, constituindo um acervo de mais de 600 peças. Parte deste material foi selecionada para exposição, que se divide em três vertentes: a vida na Europa, a migração para o Brasil e o desenvolvimento das atividades depois da chegada a Pernambuco.




SERVIÇO:

Exposição “Das aldeias Europeias à Vida Urbana do Recife. Judeus no século XX” - Dia Mundial da Lembrança do Holocausto

Abertura: Hoje (27), às 19h

Período de exposição: de 27 de janeiro a 03 de fevereiro de 2011

Local: Paço Alfândega – 1° piso – Praça Central

Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife

Entrada franca

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 21h.


Nenhum comentário: