quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dicas básicas indicam caminhos para a qualidade de vida



Comer bem, fazer exercícios e espantar o estresse são fatores essenciais para uma vida saudável.Preterir qualidade de vida pode parecer quase um chavão hoje, mas isso contribui para o equilíbrio necessário para a vida cotidiana. Por isso, trocar abusos por uma rotina mais saudável com noites mais tranqüilas e hobbies sadios são importantes para minimizar os efeitos do estresse do dia a dia, segundo especialistas.


Para os especialistas, o corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia. Isto porque a falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse, causando mau humor e engordando o indivíduo. Mas, detalhe: a própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono). Assim como, é imprescindível ter lazer com momentos divertidos e de descanso, como passear com amigos, dançar, paquerar, dar risada, namorar e fazer sexo. Isso tudo liberamos mais serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto, que combate o estresse também.











Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita. Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo. Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame.

Uma dieta alimentar equilibrada com verduras, fritas, grãos e alimentos funcionais é um novo conceito de nutrição segundo o qual os alimentos não servem apenas para matar a fome e fornecer energia ao organismo, mas precisam igualmente contribuir para melhorar a saúde das pessoas. “O consumo de alimentos funcionais reduz os riscos de desenvolver uma série de doenças, garantido vida longa e qualidade de vida”, diz a nutricionista Lussandra Gallindo, que trabalha para a Prolev, empresa pernambucana especializada neste segmento.

Os alimentos funcionais é uma nova tendência mundial do mercado, que começou nos anos 60 e envolvem alimentos enriquecidos de vitaminas, sais minerais, ácidos, entre outros elementos que proporcionam funções terapêuticas e medicamentosas. Eles integram alimentos com Ômega 3 para controlar a pressão arterial, fibras para o combate da prisão de ventre e do colesterol e o ferro para reduzir a anemia. No mundo todo, esse mercado movimenta cerca de 60 bilhões de dólares por ano, atualmente. “Os alimentos funcionais ajudam a melhorar o metabolismo e a prevenir doenças. Muitas vezes aliar um suplemento alimentar, rico em fibras e proteínas, na dieta diária vai fazer toda a diferença”, reforça Gallindo.















Nenhum comentário: