segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lula Cortês abre a exposição Sonhos e Marinhas



O multiartista Lula Côrtes abre no próximo dia 7 de julho sua nova exposição intitulada: "Sonhos e Marinhas", no Bar do Neno,em Parnamirim. A mostra reúne vinte quadros de inspiração surrealista, na qual elementos marinhos servem de artifício para as derivações artísticas de Côrtes. A inauguração, marcada para as 19h30, contará com uma jam session de Côrtes e músicos da Má Companhia e El Mocambo. As obras ficam expostas até o dia 22 de julho.


O embrião da exposição surgiu em 1994, em São Paulo, quando Lula criou vinte gravuras surrealistas, em nanquim, desenhadas em cima de papéis de fibra, fabricados pelo artista plástico Cristian Yunis. As obras ficaram expostas na galeria Verdin Verdin, na mostra intitulada Sonhos e Marinhas.


Quinze anos depois, ele volta ao tema. Desta vez, ao invés de nanquim e papel de fibras, Lula utiliza tinta a óleo sobre tela e algumas aplicações de folhas de cobre, ouro e prata. A retomada se deu pelo gosto em relação ao tema, e pela facilidade na realização, já que agora ele divide seu tempo entre a arte e o cargo de secretário de Cultura de Jaboatão dos Guararapes. “Foi proposital. Percebi que o assunto fluiria com mais espontaneidade, seria mais orgânico”, complementa Côrtes.


Das mãos de Côrtes surgem criações etéreas, repletas de simbolismo e algumas referências ao universo feminino. As telas foram concebidas entre maio e julho, em seu apartamento em Candeias, de frente para o mar. O local serviu como um laboratório para observação. “Ficava olhando o mar e comecei pintando com cores mais alegres, mas quando o inverno chegou, tudo mudou de cor, então coloquei essas novas matizes nos quadros”, explica. A mudança de estação acabou contribuindo para a atmosfera das obras. “O inverno é mais onírico, mais misterioso”, ressalta.




Autógrafo – Junto com a abertura da exposição Sonhos e Marinhas será realizada uma noite de autógrafos do último livro de Lula Côrtes, O Lobo e a Lagoa, lançado em 2008. O autor define a obra como “um conto de fadas para adultos”. O livro inclui um CD com trilha sonora e narração do próprio Lula. Além dos textos, ele é ainda é responsável pelas ilustrações. O Lobo e a Lagoa conta a história de um lobo que se apaixona por uma mulher e descobre que tem um lado humano.





Bar do Neno

Rua Padre Roma, 722

Paranamirim