segunda-feira, 27 de julho de 2009

FISIOTERAPIA ALIADA A MASTOLOGIA


Nos dias de hoje, é comum conhecer mulheres que se submeteram a cirurgia de câncer de mama. Mas, além do procedimento cirúrgico, muitas delas acabam necessitando de um outro tratamento que se estende ao ramo da Fisioterapia chamado “Fisioterapia em Mastologia”. No recife, já existem várias clínicas de reabilitação, como a Corpo em Terapia, na Boa Vista, que atendem mulheres atingidas pelo câncer de mama.“As terapias complementares conseguem estabelecer o equilíbrio entre o controle da doença e os efeitos colaterais do tratamento”, explica o fisioterapeuta da Corpo em Terapia, Allan Delano.




Segundo o fisioterapeuta, Allan Delano, da Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia, localizada na Boa Vista, uma das técnicas mais procuradas e indicadas a pacientes que passaram por cirurgia de câncer de mama, é a Drenagem Linfática. O fisioterapeuta explica que a preferência pela Drenagem deve-se ao poder deste tratamento fisioterápico na redução do linfoedema instalado no período pós-operatório. “Alem da drenagem linfática, a Fisioterapia em Mastologia se utiliza de outros recursos fisioterápicos, pois algumas mudanças ocorrem na postura, nos movimentos dos membros superiores, a exemplo da caixa torácica e aderências que surgem após o processo cirúrgico”, acrescenta o fisioterapeuta Allan Delano.



De acordo com Allan Delano, a atuação do fisioterapeuta nas pacientes submetidas à cirurgia de câncer de mama, deve ser iniciada no pré-operatório para que o fisioterapeuta possa conhecer as alterações pré-existentes e identificar os possíveis fatores de risco no pós-operatório. “No pós-operatório imediato, objetiva-se identificar alterações neurológicas ocorridas durante o ato operatório, a exemplo da presença de sintomatologias, edema linfático precoce, e alterações na dinâmica respiratória. Por isso que a avaliação pré-operatória é de fundamental importância, pois estará ofertando ao fisioterapeuta parâmetros para o acompanhamento da paciente no pós-operatório”, explica o fisioterapeuta Allan Delano.


Exercícios - A Fisioterapia em Mastologia, além de prevenir complicações e promover a adequada recuperação funcional, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres submetidas à cirurgia de câncer de mama. De acordo com o fisioterapeuta da Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia, Allan Delano, existem exercícios específicos voltados à musculatura do ombro; braço; mão; flexão; abdução; rotação do ombro até o limite da dor. “Também, promovemos na paciente alguns exercícios como subir com os dedos pela parede até o limite máximo de flexão e abdução, pentear os cabelos, fazer roda de ombro e rotação do braço e outros”, complementa o fisioterapeuta, da Corpo em Terapia, Allan Delano.


Outro fator importante do tratamento com a “Fisioterapia em Mastologia” é o cuidado no processo de sensibilidade da paciente durante a fase da quimioterapia e radioterapia. “A fisioterapia não se preocupa apenas com a região atingida pelo câncer, mas com a repercussão da doença em todo o organismo da pessoa. Com isso valorizamos a paciente levando em conta sua auto-estima, sentimento e qualidade de vida”, reforça o fisioterapeuta Allan Delano.





Serviço:


Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia

Rua Henrique Dias, 133

Boa Vista,

Recife - PE

Fone: (081) 3423.4637.