quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NAS FESTAS DE FINAL DE ANO







Com a chegada das festas de final de ano, muita gente só pensa nas gostosas comidas que se fazem presentes na reta final de 2009. No período é bastante comum comer além da conta, beber em excesso e deixar de lado os exercícios físicos. “O exagero no decorrer das festas, na maioria das vezes causam nas pessoas indisposições estomacais preocupantes”, alerta a Nutricionista da Clínica Lúcio Lins, Dra. Débora Wagner.



Segundo a Nutricionista, Dra. Débora Wagner muitas pessoas tem consciência que comem em demasia, mas como dezembro é um mês de festas, não se preocupam em controlar a alimentação. A dica da nutricionista da Clínica Lúcio Lins para evitar os distúrbios estomacais no período é antes de qualquer coisa, moderação. “Além deste controle é necessário saber reconhecer os alimentos que provocam ou agravam as indisposições, que são as frituras, gorduras e molhos. Por promover desconforto estomacal é necessário ingeri-los nos momentos mais especiais e não mais que uma ou duas vezes por semana”, detalha Dra. Débora Wagner.

Dicas - Após comer em demasia nas festas, a nutricionista sugere que, nas refeições seguintes, a pessoa se contente com frutas ou iogurtes, afinal, depois dos excessos à mesa, os alimentos leves é o melhor remédio. ”A melhor solução para um fim de ano saudável é a preferência por refeições que mantenha o equilíbrio nutricional entre os alimentos”, reforça a nutricionista da Clínica Lúcio Lins.

Controle - Também é comum, após as festas de final de ano, as pessoas que não praticaram nenhuma atividade física escolher o mês de janeiro para compensar as calorias adquiridas em dezembro. Para quem opta pelos exercícios no início do ano, Dra. Débora Wagner recomenda a ingestão de cereais (arroz, feijão) e carboidratos, que podem ser encontrados da maneira equilibrada em pães e massas. Para recuperar as perdas de líquido comuns em qualquer atividade física no período, a nutricionista recomenda o uso de isotônicos, mas, só para quem pratica alguma atividade desgastante.




Outro hábito comum neste restinho de ano é a alimentação fora de casa. Quem não aprecia uma cervejinha e alguns petiscos à beira-mar? Mas, também, não tem quem não se lembre das dores e do desconforto provocados por uma intoxicação alimentar. “Muitas pessoas ficam doentes devido a certas extravagâncias alimentares, principalmente no litoral, e precisam recorrer aos cuidados médicos. Para alguns, esse incômodo poderá durar dois ou três dias, mas para outros a intoxicação alimentar pode ter conseqüências mais graves.




Dicas para manter uma alimentação equilibrada nas festas de final de ano.




Nas semanas de Natal e Ano Novo intensifique suas atividades físicas, se estiver viajando, caminhe ou ande de bicicleta.




Nos dias que antecedem as festas mantenha seu cardápio, não é porque exagerou ontem que não precise cuidar das refeições no dia seguinte.






Beba moderadamente e, no caso de refrigerantes, somente light e zero.




Comece cada refeição pelas saladas cruas.





Aves (chester, peru e frango) são ideais para o seu cardápio de festas. Para acompanhar (purê de maça, legumes sauté ou legumes refogados, lembrando sempre de tirar a pele das aves).






Utilize as ervas aromáticas, limão e laranja como tempero e dispense amanteiga. Dessa forma você diminui a quantidade de gordura das preparações.




Coma pequena quantidade de nozes, amêndoas e castanhas, pois elas são calóricas




Para finalizar a ceia: sorvete light com uma calda de frutas arranjo de frutas frescas ou um docinho light.




Se abusou de gorduras, proteínas, carboidratos ou álcool, faça compensação de calorias e tome bastante água no dia seguinte, e não esqueça de caminhar.




Aproveite o ano que se inicia para: começar definitivamente uma atividade física ou dar continuidade a atividade física, não interromper o tratamento e os cuidados com a alimentação.








Serviço:



Dra. Débora Wagner.

Clínica Lúcio Lins.

Avenida Flor de Santana ,nº310

Casa Forte

Recife -PE

Fone (081) 3267.5071 / 3266.6838.

www.clinicaluciolins.com.br











Um comentário:

Sara disse...

Tais pratos são difíceis de obter, mas eu acho que se você vai a um bom restaurante, mas vamos sair um pouco caro, ele pode chegar. O que eu estou apostando agora é encontrar um bom serviço de Delivery Itaimnos mesmos serviços dentro do restaurante.