terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sexo: papo de mãe e filha







Na verdade, não existe uma regra para as primeiras conversas sobre sexo entre mães e filhas, pois depende muito de como foi a educação desta mãe, de como ela viveu e vive sua sexualidade, do contexto familiar, da religião. O Instituto Kaplan, que estuda a sexualidade humana e desenvolve projetos pedagógicos de educação sexual, recomenda que a mãe fale da forma mais simples e objetiva possível, respondendo somente o que a filha ou filho perguntar.







"Sem dúvida a mãe (ou substituta) é a figura mais importante no processo de formação sexual, em função da representação afetiva que ela tem. O que a mãe fala fica registrado, não sabemos ao certo o uso que a menina fará, mas não temos dúvida que a informação foi registrada. Nenhuma amiga, professora, orientadora, revista ou site tem o mesmo poder de fixar as mensagens como a mãe", explica Cristina Romualdo, psicóloga e coordenadora do Instituto Kaplan.






Mas a mãe não tem obrigação de saber tudo, admitir isso é muito saudável e, junto com a filha, buscar a informação solicitada. O Kaplan desenvolveu algumas dicas para deixar mais fácil a conversa sobre sexualidade entre mãe e filha:






1 - Aceitar a sexualidade de sua filha (ela realmente existe!)






2 - Estar aberta para as mudanças sexuais de sua filha






3 - Se apresentar disponível para responder as dúvidas da filha






4 - Realmente ouvir sua filha






5 - Tentar não pré-julgar






6 - Admitir o que não sabe






7 - Fazer comentários sobre o que vê na TV, revistas ou internet sobre temas sexuais, isto também é uma forma de orientar






8 - Dispor-se a procurar junto com sua filha a informação necessária






9 - Respeitar sua privacidade (não precisa falar de sua própria sexualidade, se não quiser)






10 - Levar sua filha ao ginecologista e acompanhá-la durante a consulta



INSTITUTO KAPLAN - www.kaplan.org.br


Fonte - Cristina Romualdo






Nenhum comentário: