segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O PODER DA ACUPUNTURA PARA O CORPO E MENTE



Reconhecida como especialidade médica em 1995 a Acupuntura a cada ano vem ganhando destaque junto à medicina tradicional. A técnica advinda da medicina tradicional chinesa exige do acunpunturista a elaboração de diagnostico, prognóstico e procedimento terapêutico invasivo. Segundo o acunpunturista carioca Dr. Guilherme Guimarães que está atendendo no Espaço Holístico Saúde Integral em Boa Viagem, a técnica pode ser compreendida como um conjunto de procedimentos terapêuticos que buscam introduzir nos pacientes determinados estímulos em certos lugares anatomicamente definidos.“Ela busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele através agulhas especiais”, esclarece o acunpunturista.




Por ter surgido há mais de seis mil anos e ter se espalhado por muitos países da Ásia, a acupuntura segue a visão dos orientais. Estes acreditam que os seres vivos são regidos por dois pólos opostos de uma mesma energia: o yin e o yang, e a partir do momento que ocorre o desequilíbrio dessa energia vital, são originadas as doenças.“A função da acupuntura é, o restabelecimento dessa energia, que é encaminhada na superfície do corpo, através de canais subcutâneos chamados de meridianos”, afirma Dr. Guilherme Guimarães.



Segundo o acunpunturista, os efeitos proporcionados pela acupuntura vêm justamente dessa estimulação feita em pequenos “buraquinhos” (pontos), que correspondem à energia gerada pelos órgãos do corpo. Justamente através desse caminho da harmonização do físico e da mente, é que se entra em cena os benefícios estéticos, a exemplo da vitalidade e o bem-estar que revelam, acima de tudo, a importância de se compreender as necessidades do corpo. “O sono, a alimentação, a exposição ao sol são algumas das formas de equilibrarmos nossas energias, e a função da acupuntura é também apontar o que falta em nosso organismo para seu bom funcionamento”, destaca Dr. Guilherme Guimarães.



Duração - O tratamento e o número de sessões é determinado de acordo com a necessidade de cada paciente. Segundo Dr Guilherme Guimarães, normalmente indica-se entre duas a três sessões por semana, sendo possível ver algum resultado na quinta sessão. O acunpunturista carioca esclarece que o resultado do tratamento é individualizado porque é necessário levar em conta as alterações físicas e emocionais de cada paciente. “Em média, a duração e a freqüência do tratamento dependem do diagnóstico e do tempo de evolução da doença. Quanto mais recente a patologia, mais rápido o resultado”, reforça o acunpunturista.




Segurança - Desde que realizada por médicos capacitados, a acupuntura é um procedimento confiável e desprovido de efeitos colaterais, e algumas reações adversas estão em geral associadas à má formação de quem a pratica. É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências e dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, a mesma constitui um procedimento invasivo e que exige conhecimentos de anatomia topográfica, fisiologia e, sobretudo clínica médica. “E necessário o profissional ter uma visão ampla sobre os procedimentos corretos dentro desta importante especialidade médica”, finaliza Dr. Guilherme Guimarães.







Serviço:


Espaço Holístico Saúde Integral


Empresarial San Marino


Av. Domingos Ferreira


Sala 107.

Boa Viagem

Recife – PE.