sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Meditação e Cultura Zen refletidas na arte de Arakén Guedes




Com uma pintura voltada para o cosmo, o artista plástico Arakén Guedes revela ser a meditação uma busca constante que está refletida em seu trabalho, exposto na Art Gallery da ABA, nos meses de janeiro e fevereiro. Em seus quadros as cores e a luz são vibrantes e concentram um universo de plenitude espiritual inspirado na natureza e no cosmo.




Esta exposição privilegia seus recentes trabalhos em artes plásticas, onde Arakén utiliza técnicas com spray e paleta. “São obras ligadas a meditação. Quando medito me desapego das coisas terrenas”, afirma o artista em tom otimista, que ver na relação entre o homem e a natureza uma revirada quanto ao desequilíbrio ambiental.




Arakén Guedes que assina todos seus quadros com um Hanko, já trabalhou com óleo sobre tela e esmalte sintético. Fez parte do Grupo da Várzea nos anos 80 e 90, expondo no Museu Aluízio Magalhães, em vários estados brasileiros e nos EUA no estado da Lousiana. Lingüista Aplicado, Ph.D. no ensino de línguas, tem dois livros publicados. O primeiro, uma edição bilíngue sobre haicais em Inglês e o segundo sobre Xamanismo.





Após morar 15 anos no Japão, Arakén se declara um admirador da Cultura do Zen, alémde ser um poeta da forma Haikai (Haiku ou Haicai) que valoriza a concisão e a objetividade, expressas em três linhas.




Serviço:


ABA Art Gallery

Período: de janeiro a 12 de fevereiro.

Av. Rosa e Silva, 1510

Aflitos-Reife


Fone: (81) 3427.8800

www.abaweb.org