segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Livro Retrata Biografia de Dom Helder


Homenagem: Biografia faz parte das comemorações do centenário de nascimento de Dom Helder
O livro “Dom Helder – O Profeta da Paz” será lançado nesta quarta-feira (28) no Instituto Maximiano Campos, com apoio da Livraria Saraiva, às 19h. A biografia escrita por Nelson Piletti e Walter Praxedes, relata a trajetória do “bispo vermelho”, a mais polêmica figura da Igreja Católica,opositor do Regime Militar (1964-1985), fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quatro vezes indicado para o Prêmio Nobel da Paz, defensor dos direitos humanos. Sem dúvida a biografia deixa clara o quanto a vida de Dom Helder foi marcada por uma militância em prol da justiça social e um ser humano mais digno.




O lançamento será seguido de uma palestra na sede do IMC com a presença dos escritores. A obra, lançada pela editora Contexto, analisa a importância da atuação do bispo no Brasil através de sua militância política e também pelas mudanças que provocou na Igreja Católica. Amado e odiado por militares e pela alta cúpula do sacerdócio por sua postura rebelde e pelo discurso que misturava Marx com o Evangelho bíblico, Dom Helder polarizou opiniões. Defendia que a Igreja deveria servir mais do que à simples caridade e orientação espiritual e partir para o engajamento social na luta por melhores condições de vida dos mais pobres.



Resultado de pesquisas, análise documentos e diversas entrevistas, o livro estuda a relação entre a Igreja brasileira e a ditadura militar e desta com o Vaticano. A importância histórica se dá pela revelação de documentos até então inéditos sobre o período. Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder foi personalidade presente em passeatas, palestras, encontros em universidades e manifestações. Os autores também contam parte desse cotidiano do religioso. Nesta quarta, cada edição estará sendo vendida por R$ 50. Na mesma semana, estará em livrarias de todo o Brasil como parte das comemorações dos 100 anos de nascimento de Dom Helder.




Sobre Dom Helder Camara – Nascido no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza e se ordenou padre aos 22 anos. Foi arcebispo emérito de Olinda e Recife. Fundou, em 1952, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Também atuou no Estado do Ceará, participando de políticas governamentais na área de educação. Trabalhou junto com sindicatos e instituições de classe, tendo fundado em 1933, a Legião Cearense do Trabalho. Acusado pelos militares de “comunista e demagogo”, fez grande resistência ao Regime. Um de seus assessores foi torturado e preso em 1970, o que culminou com a denúncia de Dom Helder contra o governo brasileiro em Paris, no mesmo ano. Participou da campanhas das Diretas Já, e antes de morrer, em 1999, lançou articulação nacional para erradicação da miséria.




Sobre os autores



Walter Praxedes

Graduado em Ciências Sociais pela USP, pós-graduado em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Professor de Sociologia e Ciência Política da Universidade Estadual de Maringá.




Nelson Piletti

Graduado em Filosofia, Pedagogia e Jornalismo. Mestre, doutor e livre-docente em História da Educação Brasileira. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Autor de vários livros nas áreas de História e Educação. Os dois lançaram juntos além desta biografia de Dom Helder, o livro O Mercosul e A Sociedade Global.






Serviço:


Lançamento do livro: “Dom Helder – O Profeta da Paz”

Onde: Instituto Maximiano Campos

Rua do Chacon, 335

Casa Forte – Recife - PE

Quando: quarta-feira (28.01)

Horário: 19h

Mais: palestra com os autores da obra Nelson Piletti e Walter Praxedes

Quanto: O livro será vendido a R$ 50,00.

A entrada é gratuita.




**Foto meramente ilustrativa**