segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DICAS DE COMO CONTROLAR A ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL







O carnaval é uma das festas mais esperada pelos brasileiros.Nos quatro dias de momo muitos foliões se entregam a festança e se esquecem de um princípio básico para o bem estar do corpo no período: a alimentação adequada. Segundo a Nutricionista da Clínica Lúcio Lins, de Casa Forte, Dra. Débora Wagner, um dos grandes vilões do carnaval são as comidas servidas nas barraquinhas por ambulantes. “Muitas das comidas comercializadas no carnaval apresentam contaminação de bactérias nocivas que, na maioria dos casos, ocasionam diarréia, vômito, febre, aborto, hepatite e em casos mais extremos, paralisação respiratória, cardíaca e mental”, detalha a Nutricionista da Clínica Lúcio Lins.





De acordo com Dra. Débora Wagner, um dos fatores que aceleram o desconforto intestinal durante e após o carnaval são as refeições oferecidas a baixo preço, como os hot-dogs, queijo assado, milho cozido, espetinhos, salgados, pastéis e acarajés. A Nutricionista ainda complementa que para atrair os consumidores os comerciantes expõem os alimentos por mais tempo do que o recomendado. “Não é aconselhável nenhum alimento perecível permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas, porque com esta exposição às bactérias se multiplicam com mais facilidade e causam a intoxicação alimentar”, alerta a Nutricionista Dra. Débora Wagner.




Para curtir a folia de momo com a saúde e bem estar, a sugestão da Nutricionista da Clínica Lúcio Lins é evitar a ingestão de alimentos que trazem riscos ao folião. “Um delas é a maionese, que se estiver exposta à temperatura ambiente por mais de duas horas ou com o prazo de validade vencida pode provocar dor abdominal, diarréia e vômito. Quem também traz perigo ao folião são os alfaces e tomates, utilizados nos lanches naturais, que acarretam verminoses e hepatite. Além dos citados é necessário o folião ficar atento aos frios que permanecem muito tempo fora da refrigeração adequada, como à salsicha”, revela a Nutricionista da Clínica Lúcio Lins.



Como é difícil no meio do carnaval ficar de olho em todos os alimentos, a dica da Nutricionista para os foliões é a preferência por alimentos de marca e procedência conhecidas ou pelos cozidos e fritos em altas temperaturas. Em relação às bebidas, é necessária a escolha das industrializadas sempre atentando para os lacres, que devem estar intactos, e também para a higiene das embalagens, porque as latas podem provocar a Leptospirose. “Para curtir o carnaval tranqüilo e com a saúde em dia basta seguir estes cuidados”, finaliza a Nutricionista da Clínica Lúcio Lins, Dra. Débora Wagner.





Dicas sobre o que deve ser consumido no carnaval por Dra. Débora Wagner.


- Antes da festa: A partir de uma semana antes do carnaval cuide da hidratação e consuma uma alimentação balanceada rica em frutas, vegetais e legumes, carboidratos integrais e derivados do leite desnatado e carnes magras.



- Durante o carnaval: Alimente-se durante a festa e não permaneça mais de 4 horas sem se alimentar. Como o consumo de energia é maior durante a festa, o folião deve acrescentar à alimentação leve e saudável um reforço nos carboidratos como a batata, arroz integral, massas com molho de tomate, tubérculos, pães integrais e frutas. Para evitar a desidratação, é importante tomar bastante líquidos: abusar da água, dos sucos de frutas e da água de coco. Procure não consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio e alterne com água para evitar a ressaca.




- Após a folia: Se você exagerou na bebida alcoólica, reforce a hidratação com sucos e faça refeições leves e pobres em gordura.


- Devemos alertar para o consumo de energéticos, pois esse tipo de bebida pode alterar os batimentos cardíacos e acelerar a desidratação, principalmente se associados ao álcool– o consumo deve se limitar a uma lata por dia.



Serviço


Dra. Débora Wagner.


Clínica Lúcio Lins.


Avenida Flor de Santana

Casa Forte

Recife-PE.


Fone: (081) 3266.6838 /3267.5071.


www.clinicaluciolins.com.br



Nenhum comentário: