segunda-feira, 15 de junho de 2009

OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO COMBATE A DOR



Ao sentir dor muitas pessoas logo se automedicam e acabam não procurando ajuda de um profissional que examine a causa da dor e não apenas as suas conseqüências. Muitas vezes o resultado desta “despreocupação” com as causas da dor no presente; acarreta maiores transtornos a saúde da pessoa no futuro. Uma das maneiras de tratar e evitar o aumento da dor é procurar profissionais especializados em dor para o diagnóstico, reabilitação e tratamento voltados ao problema de cada paciente.


De acordo com o fisioterapeuta Allan Delano, da Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia, na Boa Vista, assim que chegar a clínica o paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar que indicará os procedimentos adequados para tratar, amenizar e até mesmo combater a dor. “Somente por meio de uma avaliação precisa que é permitido começar o tratamento indicado a cada patologia que esteja relacionada à dor”, explica o fisioterapeuta Allan Delano da Corpo em Terapia.



Para os pacientes que se queixam de dores na coluna, por exemplo, a orientação do fisioterapeuta Allan Delano, após passar por um diagnóstico, são as aulas de hidroterapia em piscina aquecida. “Os praticantes da hidroterapia sentem os músculos mais dispostos, além de um aumento a resistência dos movimentos, força na musculatura e evolução física do paciente a cada sessão”. O fisioterapeuta Allan Delano também sugere o Pilates como forma de tratamento e reabilitação. “A técnica de Pilates, além de ser ótima para a postura corporal, acaba trabalhando o corpo de forma global, estimulando assim a circulação, flexibilidade, respiração e o melhor alinhamento para a postura, prevenindo as dores de maneira geral”.



Um outro método de combate à dor sugerido pela fisioterapeuta Amanda Berenguer do Corpo em Terapia é a Reeducação Postural Global; mais conhecida como RPG. “A principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda.” A fisioterapeuta da Corpo em Terapia também esclarece que uma das vantagens do RPG, é que o método não trata somente a dor onde o paciente sente, mas sim o corpo de maneira geral, não tendo restrição de idade, podendo ser feito com crianças a idosos.



Além dos tratamentos de reeducação da postura, existem procedimentos como a fisioterapia traumato-ortopédica que atua na prevenção e reabilitação das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. “Este método trabalha nos pacientes a reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas, contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral e pós-cirurgias”, afirma a fisioterapeuta Leila Molina da Corpo em Terapia. O objetivo do tratamento é utilização de recursos que tragam ao paciente a eliminação do processo inflamatório; melhora na circulação sangüínea; fortalecimento muscular; recuperação dos movimentos; equilíbrio e também a reeducação da postura.



O publico infantil também conta com tratamentos voltados para a reabilitação e bem estar. Um deles é a fisioterapia pediátrica que utiliza em seu método técnicas neurológicas e cardiorespiratórias voltadas ao combate de doenças pulmonares infantis. “Além das clínicas de reabilitação; o método é bastante utilizado em unidades hospitalares, consultórios e em domicílio”, complementa a fisioterapeuta Leila Molina.




A Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia também oferece atendimento nas áreas de Reumatologia; Neurofuncional; Pneumofuncional; Dermatofuncional; Geriatria; Osteopatia; Acupuntura; Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Para atender bem todos os pacientes, a Corpo em Terapia conta com uma estrutura física de cinco consultórios; nove boxes de atendimentos individuais; áreas de ginásios; área de pilates; área de hidroterapia e vestiários.



Serviço
Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia
Rua Henrique Dias – 133
Boa Vista. Recife - PE
Fone: (081) 3423.4637.