terça-feira, 2 de junho de 2009

L’OREAL: 100 ANOS DE FUNDAÇÃO, 50 DE BRASIL






Não temos como negar que o mercado da beleza é um dos que mais cresce em todo o mundo todos os anos. E para provar isso no próximo dia 4 de junho a L’Oreal, líder da indústria de cosméticos no mundo, completa 100 anos de sua fundação e 50 anos de Brasil. O Grupo mantém 290 subsidiárias, 42 fábricas e mais de 60 mil funcionários em 130 países.



Fundada em 1909 pelo francês Eugène Schueller, a sede mundial da L’Oreal está localizada em Clichy, nos arredores de Paris. A empresa de capital aberto, comandada pelo chairman Lindsay Owen-Jones e pelo CEO Jean-Paul Agon, teve faturamento de 17.542 bilhões de euros em 2008. A marca L’Oreal, a mais valiosa no setor de cosméticos, está avaliada em US$ 7.04 bilhões.



Criados no mundo de perfeição e equilíbrio das pesquisadoras da L’Oreal, os produtos ganham notoriedade nas campanhas publicitárias. Cremes, xampus e perfumes são associados a celebridades que emprestam beleza, carisma e sofisticação a essas campanhas. Em 2000, o lançamento da linha para cabelos cacheados Elsève Hydra-Max, cuja pesquisa foi desenvolvida no Brasil, marcou a estréia de uma modelo brasileira na divulgação de um produto da L'Oréal aqui e no exterior. O rosto escolhido foi o da atriz Ana Paula Arósio. As marcas do Grupo já foram associadas a celebridades como Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Juliette Binoche, Kate Winslet e até Jane Fonda, aos 68 anos anos, e Diane Keaton, aos 60. Além de Ana Paula Arósio, já estamparam seus rostos em peças publicitárias da L’Oreal brasileiras como a atriz Cristiana Reali, chamada para ser a garota propaganda da Lâncome em substituição à italiana Isabella Rossellini. A cantora Ivete Sangalo e as atrizes Alinne Moraes, Paola Oliveira, Grazi Massafera, Juliana Paes e Camila Pitanga também fazem parte do time de belas mulheres que representam os produtos da empresa no Brasil.






A HISTÓRIA – no início do século XX, o jovem químico Eugène Schueller conseguiu com suas pesquisas científicas chegar a uma fórmula de tinta para coloração dos cabelos que não os agredisse. Batizado de Auréole, este conceito foi a primeira tentativa de desenvolver uma tintura segura. Os produtos da sua empresa, que se chamava Societé Française de Teintures Inoffensives por Cheveux, mais tarde L’Oreal, passaram a ser vendidos para os salões de beleza mais chiques de Paris. O sucesso fez com que logo começasse a exportá-los para países como Holanda, Áustria e Itália. Em 1920 a empresa passou a se dedicar ainda mais às pesquisas, contratando três químicos que ficariam responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos L’Oreal.


Na década de 1930, a companhia começou a exportar para o Brasil, Chile, Estados Unidos, Peru, União Soviética e Inglaterra. Na mesma época foi lançado o primeiro bronzeador solar do mundo, o Ambre Solaire, dando início à fabricação de cremes para os cuidados da pele. O primeiro xampu colorante do mercado foi criado na década de 1950, quando a L’Oreal passou a investir na formação de uma equipe especializada, composta por mais de 100 químicos dedicados às pesquisas de novos produtos nas áreas de dermatologia, tratamento capilar e cosmética.


Nos anos seguintes, a empresa se tornou uma gigante mundial do setor, adquirindo marcas consagradas como Lancôme, Vichy, Biotherm e Garnier. Abriu caminho em um novo segmento ao fundar, em parceria com a Nestlé, acionista do Grupo, o laboratório Galderma para desenvolvimento de medicamentos dermatológicos. Na década de 1990, adquiriu as marcas americanas Maybelline e Redken. Em 2006, seguindo com a aquisição de marcas de prestígio da indústria da beleza, comprou a inglesa The Body Shop, hoje com mais de duas mil lojas. Fundada por Anita Roddick, é considerada uma das marcas mais descoladas e atuantes nas questões ligadas ao meio ambiente – seus produtos são fabricados sem recorrer a testes com animais. Recentemente, em 2008, a L’Oreal comprou a grife Yves Saint Laurent ( cosméticos e perfumes), que além de YSL, detém as marcas Boucheron, Roger & Gallet, Ermenegildo Zegna , Oscar de la Renta e Stella McCartney.



A L’OREAL NO BRASIL – os produtos para coloração dos cabelos marcaram a entrada da empresa no Brasil, em 1939, pelas mãos de seu agente comercial, o francês Maurice Bélières. A primeira fábrica foi inaugurada em 1960, e mantinha em seus quadros apenas 16 funcionários – hoje mais de dois mil, divididos entre a sede no Rio de Janeiro, a Central de Distribuição, a filial em São Paulo e as duas fábricas localizadas no Rio e em São Paulo (as maiores da América Latina). Importante mercado para a L’Oreal, o Brasil produz vários produtos que são exportados para países da América Latina, Europa, Canadá e Índia, entre outros.



Em 2008, a L’Oreal anunciou a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina, no Rio de Janeiro. Uma das maiores riquezas do Brasil é a sua diversidade cultural e racial. Por esta razão o país – um autêntico laboratório a céu aberto - foi escolhido para sediar o centro.




MARCAS DO GRUPO L’OREAL



DIVISÃO DE PRODUTOS DE LUXO

· Lancôme
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· Biotherm
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· Helena Rubinstein
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· Cacharel
·
· Giorgio Armani
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· Ralph Lauren
·
· Viktor & Rolf
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· Diesel
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· Paloma Picasso
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· Guy Laroche
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· Shu Uemura
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· Kiehl’s
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· YSL (Boucheron, Roger & Gallet, Hermenegildo Zegna, Oscar de la Renta e Stella McCartney)



· DIVISÃO DE PRODUTOS GRANDE PÚBLICO

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· The Body Shop
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· L’Oréal Paris
·
· Garnier
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· Maybelline New York
·
· Colorama
·
· SoftSheen Carson


· DIVISÃO DE PRODUTOS PROFISSIONAIS

·

· L’Oréal Professionnel
·
· Redken
·
· Kérastase
·
· Matrix
·
· Mizani


· DIVISÃO DE COSMÉTICA ATIVA

·

· Vichy
·
· La Roche-Posay
·
· Innéov
·
· Sanoflore
·
· SkinCeuticals