sexta-feira, 27 de junho de 2008

Forró de Rabeca




Um dos mais importantes rabequeiros do Brasil apresenta-se logo mais no Sítio da Trindade, a partir das 20hs, e no Bar Mangá, na Rua da Moeda, a partir das 22hs (R$3,00). No repertório composto por forró, cavalo-marinho e coco-de-roda, há músicas do seu CD Pimenta com Pitu, produzido pela cantora e rabequeira Renata Rosa, lançado no mercado europeu em 2005, pelo selo franco-brasileiro Outro Brasil.

Em Pimenta com Pitu, o rabequeiro explora as possibilidades da rabeca dentro do forró, do cavalo marinho e do coco de roda unindo-se a um time com quem tem um elo comum dentro dessas tradições: Biu Roque e Sidrak, parceiros de décadas no cavalo marinho e músicos de coco de roda; Mina e Dó, jovens músicos dos forrós da mata norte e Maíca, filha de Biu Roque e integrante do Banco do Cavalo Marinho.
Seu Luiz é dono de estilo único e virtuoso de tocar a rabeca, além de prolífico compositor. Com mais de 40 anos de estrada, já participou de vários CDs de artistas renomados e reconhecidos internacionalmente, entre eles: Mestre Ambrósio, Lula Queiroga, e, recentemente, o segundo CD de Lia de Itamaracá, Ciranda de Ritmos. Ganhou prêmio de circulação do Projeto Pixinguinha 2007 e o Mapeamento do Itaú Cultural (2007/2009). Na sua trajetória, Seu Luiz transitou pelo universo da música instrumental, com destaque para a sua colaboração junto ao violinista francês Nicolas Krassic.

Nenhum comentário: