quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exportarte faz pré-lançamento de peças em Gravatá

Exposição antecipa a mostra de produtos que estarão em agosto na Gift Fair, em São Paulo

Normalmente, os meses que antecedem a Gift Fair, que ocorre no mês de agosto, em São Paulo, são utilizados pelos artistas pernambucanos para a concepção e confecção das peças que serão mostradas na feira de decoração e artesanato. Neste ano, pela primeira vez, os associados da Exportarte (Associação dos Produtores de Objetos de Arte e Artesanato de Pernambuco) decidiram fazer um pré-lançamento das novas coleções em Pernambuco, mostrando em primeira mão no Estado parte do que será levado ao Sudeste brasileiro. A “1º Semana de Arte e Decoração” acontecerá em Gravatá, no Hotel Casa Grande Gravatá, reunindo objetos de 16 artistas. A exposição inicia no próximo sábado (21), com coquetel para convidados, e fica em funcionamento entre os dias 22 e 29, com atendimento ao público entre as 14h e 21h, no hotel localizado na BR 232, KM 82.

Um espaço de 300 m2 foi reservado para abrigar mais de 300 peças de 14 dos associados e de dois artistas convidados, a ceramista Juliana Perylo e o pintor Thiago Ferraz. Na exposição, será possível encontrar móveis artesanais, luminárias, peças decorativas em fibras, madeira, cerâmica, ferro, tecelagem manual e objetos em vidro, todos à venda. “Pernambuco faz um trabalho muito bonito nas feiras nacionais e internacionais e queremos mostrar essa qualidade em nosso Estado, aproveitando a grande circulação de visitantes em Gravatá neste período de festas juninas”, afirma a presidente da Exportarte, Mona Holanda.

Dentre os associados que participam da exposição, que tem o apoio do Sebrae e do próprio Hotel Casa Grande Gravatá, destaque para o trabalho de Isnaldo Reis, que produz objetos de decoração e luminárias com chapas e tubos em PVC, já tendo ganhado o prêmio “The New York Home Textiles Show” na categoria “Home Acessories”. O reconhecimento do trabalho é mostrado também pela exportação constante de suas peças para a França, Alemanha e Estados Unidos.


Abajour de Suely Brasileiro une rústico e sofisticado

A loja Traços do Brasil, da artista Suely Brasileiro, está focada em peças decorativas que buscam valorizar os elementos e signos das raízes culturais brasileiras. Já a Artes & Ofícios, de Sylvia Guerra, tem a preocupação de usar matérias-primas ecologicamente corretas para confecção de jarros, fruteiras e esculturas. Há também a Lis Arts, de Iana Santos, especializada em luminárias confeccionadas artesanalmente, utilizando fibras com componentes sedimentares da natureza e pintura à mão. Além desses, fazem parte da exposição: Alex Mont’elberto Oficina de Arte, Iara Tenório Vidros, Prazeres Accioly, Ângela Salazar Arte e Cerâmica, Artesanato Laranjeiras, Mar e Arte, Atelier Moema Cardoso Vidros, Tear, Atelier Gilvanete Freire e a Oficina de Formas.

EXPORTARTE – A associação surgiu em 2005, na forma de uma incubadora do Sebrae, que deu apoio logístico e capacitação ao grupo, que tem como foco de atuação produzir peças para exportação, trabalhando com materiais ecologicamente corretos e auxiliando cooperativas e comunidades carentes. Alguns exemplos são os desenvolvidos nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Bezerros, onde grupos participam do processo produtivo, gerando empregos, melhoria de renda e inserção social da mão-de-obra terceirizada, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

A Exportarte também foi a primeira em Pernambuco, em 2006, a ter um projeto voltado para a revenda de produtos fora do país, com o apoio da Agência de Exportação do Brasil (Apex-Brasil).


SERVIÇO
“1º Semana de Arte e Decoração”
Quando: inauguração no dia 21, às 19h, em cartaz de 22 a 29 de junho
Hora: das 14h às 21h
Onde: Hotel Casa Grande Gravatá (BR 232, KM 82, Gravatá/PE)
Informações: (81) 9976.2484/ 3533.0920
Entrada Gratuita



Nenhum comentário: