terça-feira, 2 de março de 2010

Carne e espírito se fundem em mostra de Ricca Figueiredo







Uma visão pessoal da religião, confrontada com imagens que traduzem o oposto. Uma dualidade permeada por impressões pessoais de lugares tipicamente pernambucanos. Essas são algumas das imagens que podem ser esperadas exposição “Sacro e Profano”, assinada pela artista plástica Ricca Figueiredo. Com mais de vinte anos de carreira, essa é sua segunda mostra individual.


As obras ficarão expostas até o dia 1º de abril. Até lá os visitantes poderão conferir as criações assinadas por Ricca, a maioria delas em papel e acrílico. A artista explica o motivo que a levou a tratar da religião. “Por sermos criados sob um forte catolicismo, a igreja sempre questionou temas como a nudez, por exemplo”. Buscando questionar essa posição Ricca utilizou-se da imagem de Marilyn Monroe, segundo ela ao mesmo tempo sacra e profana: “De sacro ela teria a pureza e ingenuidade, e de profano a sua parte sexy, desejada”, explica.


Quando se refere aos temas religiosos, Ricca busca adicionar um elemento pernambucano, como na obra “Santa do Maracatu”. Já imagens de igrejas e paisagens tomam conta de sua série de obras intituladas por ela “crônicas”, em que eterniza os lugares que mais a marcaram, como a Igreja da Madre de Deus e o rio Capibaribe.


O Maison também irá abrigar a série “falsários”, desenhos de cédulas e moedas de real criados a partir da imaginação de Ricca. No lugar dos conhecidos símbolos, imagens de santas e da musa Marilyn Monroe. “Para mim as cédulas sempre foram uma produção artística”, observa.


Sobre a artista - Ricca Figuiredo faz parte de um coletivo de cinco profissionais que trabalha em um ateliê próprio – o ateliê 167, na Rua dos Artistas (Jeremias Bastos), Pina. Durante sua carreira, recebeu alguns prêmios. Graças a eles, tem trabalhos estão expostos no Tribunal de Contas de PE, em São Paulo e no Equador, na sede da prefeitura de Cuenca, cidade onde também conquistou o 1º prêmio em artes.











Exposição Sacro e Profano


De 03 de março a 01 de abril



Vernissage


Local: Maison do Bonfim
Rua do Bonfim, 115
Carmo
Olinda-PE.

Quando:03 de março

Horário: 19h.

Fone: (81) 3429-1674

Nenhum comentário: