domingo, 3 de abril de 2011

Livro:Spiritual Coaching ensina como lidar com a pressão e estresse diário





Infelizmente o estresse tomou conta da vida moderna.O ser humano vive em consntante pressão e para lidar com essa realidade é preciso saber manter a calma. Flávia é autora do livro “Spiritual Coaching”,  traz 100 perguntas de reflexão sobre o ser. Por isso, criou 10 dicas de como controlar o estresse no dia a dia em meio ao trabalho e estudo e incluiu algumas das perguntas contidas no livro. Confira



Se a realidade ainda não é como você sonha, se mantenha motivado em direção aos seus sonhos, todos os dias. Pergunte-se: O que está mantendo sua vida em direção ao seu maior sonho?

A resposta para essa pergunta é muito importante para que você encare a realidade e entenda o que está faltando para alcançar os seus sonhos, já que realizá-los fará bem à sua alma. Por isso, todos os dias, quando surgir uma dificuldade, esteja motivado a superá-la e foque os seus objetivos em algo maior: o seu sonho.


Evite se cobrar em excesso, já que as cobranças já são parte do seu cotidiano no trabalho e estudo. Pergunte-se: O sofrimento leva à renúncia?

Em diversos tipos de situações, seja no trabalho ou em qualquer atividade que exija o seu comprometimento, as cobranças vindas de terceiros serão constantes. Por isso, ainda que você tenha suas metas, evite ser mais uma pessoa a cobrar mais de você. Reflita sobre o que o faz sofrer e tenha em mente não desistir do que você acredita em função de pessoas que o pressionam todos os dias. Você é o seu melhor amigo e não mais um cobrador. Não renuncie suas metas em meio ao sofrimento. Supere-se.



 
Em seu dia a dia, procure agregar detalhes que o fazem feliz. Pergunte-se: O que lhe traz paz verdadeira? Qual é a sua fonte de alegria ilimitada?

Os detalhes fazem parte do todo. Por isso, ao longo do seu dia, procure agregar coisas que despertem felicidade em você. No trabalho, durante a pausa para o almoço, pense em momentos felizes, se entregue ao prazer de apreciar uma sobremesa, converse com os seus colegas de trabalho sobre assuntos rotineiros – televisão, música, cinema. Você pode tornar o seu dia mais agradável.



Valorize o seu trabalho e acredite em você. Demonstre o seu amor em todas as atividades e com as pessoas ao redor. Pergunte-se: O que é amar de verdade?

Muitas pessoas se sentem insatisfeitas com o trabalho que exercem, seja em função da rotina exaustiva de ter que acordar cedo, passar horas no trânsito ou apresentar bons resultados. Já que existem muitas influências para isso e que muitas não podem ser evitadas, procure entender o que é o amor para você. Se você escolheu a sua profissão, se você trabalha pelos seus filhos, se você almeja novas metas, busque o aprendizado todos os dias e faço tudo com amor.







Faça o bem. Pergunte-se: Você pratica o bem pelo outro ou pelo seu próprio bem? Você acredita que é dando que se recebe?



Fazer o bem aos outros é uma atividade que faz bem a você. Caso você nunca tenha feito, experimente. O bem estar de alguém, quando proporcionado por você, o faz sentir muito mais valorizado, é como entender o valor da existência. Se não existir um bem maior, não motivos para ser feliz. E se apenas você estiver bem, ao contrário dos outros ao seu redor, a felicidade não será completa, pois o meio pode influenciar o ser.







Tentar não invejar o outro. Pergunte-se: Luxúria, inveja, ira e ilusão, neste momento, fazem parte da sua vida? Para que eles servem?



Se você sente inveja dos seus amigos e se sente inferior por não ser igual a eles, procure entender o que esse sentimento renderá de positivo a você. A resposta para essa pergunta o fará muito mais compreensivo em relação ao que realmente importa: seus sonhos, suas metas, seus objetivos, suas obrigações. Pense na sua vida e nos seus ideais, almeje o sucesso de todos ao redor. Cresça junto às pessoas, contribua para o crescimento de outras, absorva o que lhe faz crescer, abstraia tudo que não irá contribuir com o seu amadurecimento.



Resolva as suas pendências com tranqüilidade e agilidade. Pergunte-se: Você se preocupa em solucionar seus problemas ou se ocupa em buscar boas soluções?

Se você acredita estar em um momento difícil, onde tudo parece problema, acalme-se. Pense no que realmente é um problema, procure alternativas para solucioná-los, escolha uma delas e busque o seu objetivo. Não fique acredite em milagres, não espere que a solução venha por meio de favores ou pedidos de socorro. Encare a realidade e busque uma vida mais feliz. Tenha domínio sobre os seus problemas.


Pense antes de agir. Reflita: Quando você usou sua intuição para tomar uma decisão? O que é ser sábio?

Não tenha reações por impulso, pois muitas vezes eles são negativos. Pense, reflita, entenda os fatos. Uma pausa de minutos, horas ou dias, pode ser essencial para ajudar a tomar a melhor decisão. Saber avaliar as situações lhe fará enxergar a realidade com mais clareza. Evite questionar sem entender o contexto das coisas, não brigue pelo que você não acredita.



Valorize as suas amizades. Não adie os compromissos com os seus amigos. Pergunte-se: O que é amizade?

Quando um amigo ligar e chamá-lo para sair e se divertir, o que o faria não aceitar? Tudo que parece comprometer as suas relações de amizade não faz bem à sua alma. Ainda que seja o tempo gasto com trabalho ou estudo, é importante dividir as tarefas e prestar mais atenção no seu eu. Cuide-se mais! Aproveite o carinho dos seus amigos e seja carinhoso também. Não ache que há coisas mais importantes do que isso, encare suas amizades como parte essencial para a sua vida.





Viva a vida. Pergunte-se: Você é um sobrevivente ou um ser vivo?

Motive-se! Pense nos seus sonhos, pense nos seus ideais, valorize o trabalho, valoriza a família, se dedique ao seu relacionamento amoroso. Sorria mais, experimente novos alimentos, misture novos temperos, mude os móveis de lugar, mude a cor das paredes, conheça a sua cidade, leia sobre diversos assuntos, converse mais com as pessoas ao seu redor, faça novas amizades. Essas dicas lhe ajudarão a entender que a vida é mais do que a casa, o trabalho e a faculdade. A rotina penumbra a importância das coisas. Não deixe que isso aconteça!









2 comentários:

Coisas da Gigi disse...

Eu vou te dizer: Tenho um estresse que não me livra, primeiro tenho Síndrome do Pânico e isso já me reverte à um estado de ansiedade constante e segundo por causa da doença parece que um pequeno rato se transforma em elefante. Preciso começar a me cuidar mais espiritualmente do que só com remédios. Valeu a dica do livro.

Madame Excêntrica disse...

Marília,

Tentei deixar recado para vc no seu blog,mas não consegui....Tenho um amigo que teve Síndrome do Pânico e precisou tb muito tratamento.Busca cuidar do lado espiritual é sempre muito importante em todos os sentido de nossa vida......

Em relação as atitudes de Gigi e seu desabafo no blog mais uma vez mesmo sem te conhecer pessoalmente envolta nessa questão.Agindo dentro do amor e da raiva......Mas tenho certeza que Gigi será uma meina super do bem iagual a você e o Senhor dos Anéis.....

beijoss