sexta-feira, 16 de abril de 2010

Varejistas de olho na competitividade e na capacitação

                                                     


Mobilizar os pequenos e médios varejistas e buscar capacitação e melhorias no processo de gestão, com a finalidade de tornar as empresas mais competitivas e resistentes às ameaças. É com essa proposta que a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) lança o projeto Varejo em Ação, um programa de apoio ao pequeno varejista.


A ideia é oferecer para empresários e funcionários do comércio varejista treinamento e capacitação para se manter competitivo no mercado e evitar perdas ante os grandes mercadistas, além de aumentar as vendas e promover o crescimento das empresas.


O programa foi criado a partir de discussões entre os associados, que perceberam problemas em comum enfrentados pelos varejistas e a necessidade de encontrar soluções, promover o fortalecimento do comércio, e se tornar mais atrativo para os consumidores.


“O pequeno varejista corre o risco de perder espaço se não compreender as mudanças de mercado e buscar soluções para se manter de pé. Sabemos que esse não é um trabalho fácil, mas com incentivos e planos de ação é possível crescer e oferecer novos serviços para conquistar o consumidor”, explica o presidente da Aspa, Douglas Cintra, acrescentando que o programa inclui capacitações, consultorias, ações de mercado, visitas técnicas, eventos entre outros.

O programa será realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que irá discutir, junto com a Aspa estratégias de divulgação do projeto para o público alvo, composto por micro e pequenos negócios do segmento de mercadinhos da Região Metropolitana do Recife.

O lançamento oficial do Varejo em Ação acontece no próximo dia 27 de abril, no teatro Beberibe, Centro de Convenções, Olinda. Será apresentada a metodologia do projeto e oferecida uma palestra ministrada por consultor do Sebrae. O evento deve reunir 450 pequenos e médios varejistas de Pernambuco. Atacadistas e distribuidores atuarão como irradiadores, levando informações sobre a iniciativa aos estabelecimentos. A proposta é que, inicialmente, 120 empresas e sejam atendidas.



Como parte do convênio, a associação irá subsidiar 70% das ações, enquanto a entidade de apoio às micro e pequenas empresas atuará oferecendo capacitações, consultorias, diagnósticos, com o objetivo de tronar os empreendimentos daquele setor mais competitivos. O projeto também conta com o apoio da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes).












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