A revista Florense do mês de abril faz uma homenagem ao músico Chico Science e ao movimento Mangue Beat. A matéria intitulada “A Ciência do Caranguejo”, traz um perfil do artista pernambucano e alguns fatores que o transformaram em uma referência nacional, na fusão de sons e ritmos.
Falar de Chico Science é também contar sua trajetória na concepção do movimento Mangue Beat, também chamado de Mangue. Engolido pela globalização tecnológica, o movimento trouxe uma experiência inimaginável aos ouvintes, fazendo história na música brasileira.
Com apenas dois discos gravados, Chico Science e Nação Zumbi causaram impacto não só pela força rítmica, mas pelas letras que mostravam a realidade da Manguetown. Em 1990, Recife tornava-se a capital dos mangueboys e manguegirls, uma juventude com os pés na lama, mas como o olhar a volta de tudo que rolava no mundo.
“Infelizmente, a morte chegou cedo demais. Restam vídeos e músicas que falam de um tempo em que tudo parecia amanhã. Chico Science virou o santo padroeiro de uma música pop brasileira que ainda pode voltar a acontecer: global, mas sem perder sua essência, que está no mangue... A ciência do caranguejo não vingou. Apenas foi anunciada” finaliza a matéria o jornalista Luís Antonio Giron.
Florense Recife
Av. Domingos Ferreira, nº 4264
Boa Viagem
Recife-PE
Tel.: (81) 3302.3800
www.florenserecife.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário