quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dia das Crianças: IRB com programação especial



Trupe Ensaia Aqui e Acolá

O Dia das Crianças promete ser movimentado no Instituto Ricardo Brennand. É que neste dia, além do Acordes para o Museu, que leva música de qualidade ao complexo cultural, acontece, em comemoração a data, uma oficina infantil e a apresentação da peça Rififi no Picadeiro, da trupe Ensaia Aqui e Acolá.



O arte-educador do Instituto Ricardo Brennand, Carlos Lima inicia a programação, às 14h, aguçando a criatividade dos pequenos com a oficina de modelagem em balões de festa. Através de dobras, nós e encaixes, os pequenos poderão reproduzir animais e objetos utilizando balões coloridos.



A partir das 15h, é a vez do grupo de música instrumental nordestina oQuadro subir no palco montado nos jardins, em frente à cafeteria do IRB.


Com o objetivo de resgatar a sonoridade e a singeleza da música e poesia de tradição popular, sete músicos, professores e alunos do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco encararam o desafio de reescrever, de forma erudita, o popular. O multi instrumentista Rafael Marques toca bandolocello, bandolim e cavaco, Edierck Silva é responsável pelo pífano e flauta transversa no grupo. Tadeu Costa Jr e Chechel Leal se dividem no comando da percussão. Na sanfona, Júlio César e no comando do contra-baixo e berimbau-de-latas, Nelson Almeida.

Integram o repertório do grupo, músicos e compositores pernambucanos, mas o foco do trabalho são as composições inéditas que contemplam a riqueza da música nordestina passeando por ritmos diversos como Guerreiro,Reisado,Fandango,Bumba-meu-boi,Cavalo-marinho,Pastoril, Frevos de rua e bloco, Maracatu e Ciranda.



Finalizando a programação, às 16h, a Trupe Ensaia Aqui e Acolá entra em cena e traz a peça infantil Rififi no Picadeiro, com texto de Marco Camarotti e direção de Clara Camarotti. A estória da Peça traz a saga do Palhaço Perna-de-Pau que trabalha num circo de beira de estrada e quebra as suas pernas durante a propaganda de espetáculo numa nova cidade. Com medo do Dono do Circo, um tirano que explora os empregados, ele foge, mas seus amigos descobrem o que aconteceu e resolvem se unir para acabar com os desmandos do patrão.





SERVIÇO:
Acordes para o Museu

Quando: Neste Domingo (12/10), a partir das

Horário : 14h

Onde: Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, S/N, na Várzea.
(Alameda Antônio Brennand- - Continuação da rua Professor Luiz Freire, próximo ao CEFET)

Aberto de Terça a Domingo, das 13h às 17h.

Entrada: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia).
Crianças até 5 anos não pagam.
As terças-feiras a entrada é gratuita.